Este trabalho objetiva, por meio da oferta do primeiro curso Técnico de Órtese e Prótese (TOP) para as regiões norte, nordeste e centro-oeste, elaborada em parceria pela Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPCD/MS), Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES/MS) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), debater a possibilidade de transmutação da deficiência para a reabilitação por meio de uma comunicação dialógica.
Descortina o desafio de incorporar ao Plano Pedagógico do Curso, a integralidade do cuidado da pessoa com deficiência como componente fundamental na formação da equipe multidisciplinar em reabilitação. Uma formação dialógica que acolhe olhares mais humanizados, que não enxerga a deficiência como um catálogo de doenças e lesões, que reconheça o modelo social a partir das perspectivas biológicas, individuais e sociais.
No território, o Curso provoca o diálogo entre as Oficina Ortopédicas e as Escolas Técnicas do SUS, mediados por tecnologia de comunicação. O ineditismo da temática potencializou a grade de formação das Escolas Técnicas do SUS; trouxe à luz os técnicos em órtese e prótese, dando visibilidade e voz e este grupo de trabalhadores do SUS, e empoderou a educação permanente dos profissionais de saúde em defesa da inclusão social e fortalecimento da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência.
O Curso TOP foi além da meta da formação, ele propiciou um olhar descritivo sobre esta Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência, com o mapeamento das Oficinas Ortopédicas e avaliação de sua capacidade em atuarem como campo de prática para a Formação Técnica em OPM. E, a tecnologia do ambiente virtual de aprendizagem foi transferida para a Escola Técnica do Mato Grosso do Sul, que deu seguimento ao processo de sua operacionalização, sendo apropriada pelas Escolas Técnicas do SUS.