Apresentação: Diagnóstico tardio de autismo ocorre quando a avaliação ou diagnóstico não são realizados na infância, o que frequentemente ocorre com pessoas com Transtorno do Espectro Autista com nível 1 de assistência, já que sinais e sintomas podem ser mais facilmente camuflados. A ausência de diagnóstico e consequente acompanhamento terapêutico pode afetar o indivíduo ao longo da adolescência e da vida adulta, refletindo ainda sofrimentos vividos na infância em função da falta de entendimento do seu quadro.
Desenvolvimento do trabalho: Esta é uma proposta de projeto de Iniciação Científica, que emergiu a partir do módulo da disciplina “Saúde da Comunidade 1”, no curso de medicina da UFRJ-Macaé, que aborda o cuidado e a assistência a pessoas com deficiência. O projeto está em fase inicial e objetiva elencar a produção bibliográfica disponível sobre o tema, por meio de revisão narrativa, focada na literatura brasileira, e identificar e categorizar os principais aspectos abordados sobre diagnóstico tardio.
Resultados: Os resultados esperados são levantamento e categorização das informações existentes, com análise crítica sobre a produção de conhecimento disponível, considerando que por ser um tema em voga, há muita informação desprovida de bases científicas sendo disseminada. As buscas iniciais apontam para carência de material sobre diagnóstico e manejo de adolescentes e adultos com TEA nível de suporte 1, o que provavelmente reflete na formação profissional.
Considerações finais: Adultos que hoje suspeitam ou tiveram diagnóstico tardio de autismo precisam ser acolhidos e cuidados adequadamente, para lidar com melhor com comportamentos já instalados e evitar agravamento destes, de maneira a conferir mais qualidade de vida para si e suas famílias, uma vez que o diagnóstico adequado pode ajudar nas relações interpessoais. Espera-se também que o trabalho colabore para evidenciar a necessidade de pesquisas e disseminação dessas informações durante a formação médica e de outras profissões da saúde, visando cada vez mais o diagnóstico precoce e oferta de condições propícias ao pleno desenvolvimento do individuo e o combate a preconceitos e outras formas de discriminação.