Apresentação: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz (PRMSF) foi idealizado a partir da expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF). A ESF se apresenta como modelo de cuidado prioritário na reorganização da Atenção Primária, centrado na família e na promoção da saúde. Fundamenta-se na interdisciplinaridade como facilitadora da construção do conhecimento ampliado de saúde, em resposta ao desafio de atuar nas coletividades, visualizando as dimensões objetivas e subjetivas dos sujeitos do cuidado. Aliado à formação dos profissionais, busca-se também promover a transformação do serviço de saúde, incentivando a reflexão sobre a prática desenvolvida e as possibilidades e limites para transformá-la. Objetivo: O itinerário formativo do residente multiprofissional foi construído com a finalidade de orientar o processo de aprendizagem prático e teórico-prático nos campos de prática do PRMSF. É uma ferramenta que auxilia o profissional preceptor a proporcionar as vivências que o Programa considera essenciais para o desenvolvimento das competências definidas no Projeto Político Pedagógico. Desenvolvimento do trabalho: O Itinerário formativo refere-se principalmente a algumas questões com que o residente se depara nessa trajetória de formação, que podem qualificá-la na perspectiva da integralidade das práticas em saúde e do cuidado como valor. O planejamento das vivências é organizado em uma agenda padrão, construída de forma coletiva com profissionais do serviço, que vai se transformando ao longo do tempo, a partir do caminhar do residente no campo de prática. Não deixa de abarcar o inesperado do cotidiano, os processos de trabalho do serviço e a dinâmica do território, respeitando o tempo necessário para a construção do conhecimento de forma artesanal e personalizada para cada residente e equipe nos campos de prática. Resultados: Com o objetivo de sistematizar o aprendizado, promover reflexão sobre o processo de trabalho desenvolvido pela unidade de saúde e construir a atuação do residente, algumas tarefas são propostas ao longo das vivências e são desenvolvidas pela equipe de residentes com a equipe de ESF e E-Multi. Alguns produtos como construção de fluxogramas, projetos de grupos na APS, mapa do território, recadastramento e/ou atualização cadastral com a equipe em que estão inseridos, vigilância das linhas de cuidado na APS, dentre outros. Considerações finais: O itinerário formativo na APS se apresenta como uma potente ferramenta, pois permite o residente apreender e aprender como é realizado o processo de trabalho da equipe de saúde da família e da unidade básica de saúde onde está inserido, favorecendo a interação entre as equipes e fomentando relações de trabalho interprofissionais. Além disso, promove uma reflexão sobre práticas de cuidado e organização do processo de trabalho, com ênfase na importância do registro e da vigilância na APS para o serviço, configurando-se como atividade de educação permanente.