Relato de experiência vivenciado por acadêmicos em enfermagem sobre ação educativa no centro de saúde

  • Author
  • Alex Marques Ribeiro
  • Co-authors
  • Bianca Lorrany dos Santos Pinto , Franciele dos Anjos Santos , Izabella Christyne Rodrigues de Almeida , Mara Martins Ribeiro
  • Abstract
  • Introdução: A realização de ações educativas é fundamental para a formação prática dos estudantes de enfermagem, proporcionando uma oportunidade valiosa de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto real de cuidado de saúde. Este relato descreve nossa experiência durante a implementação de uma atividade educativa no 5° dia em um centro de saúde. Abordaremos os preparativos realizados, as estratégias de execução adotadas e as lições aprendidas ao longo do processo. Além disso, refletiremos sobre a eficácia da ação educativa e seu impacto na comunidade atendida. Esta narrativa busca compartilhar aprendizados  valiosos para estudantes e profissionais da área de enfermagem interessados ??em práticas educativas e promoção da saúde comunitária. Objetivo: O objetivo deste relato de experiência é documentar e refletir sobre a execução de uma ação educativa realizada por acadêmicos de enfermagem no 5° dia em um centro de saúde. Pretendemos descrever os preparativos feitos, as estratégias utilizadas durante a atividade e as percepções obtidas durante todo o processo. Além disso, buscamos avaliar a efetividade da ação educativa na promoção da saúde e na disseminação de conhecimentos para a comunidade atendida. Este relato visa compartilhar aprendizados, desafios enfrentados e contribuições para a prática profissional e acadêmica na área da enfermagem e educação em saúde. Método: Na metodologia de sala invertida em roda de conversa, nós acadêmicos, preparamos o material de estudo e a forma estruturada de abordagem para essa prática vivenciada, que são compartilhadas entre os participantes durante a sessão. Durante a roda de conversa, todos discutem e exploram os conteúdos juntos, com os acadêmicos atuando como facilitadores, respondendo dúvidas e estimulando reflexões. Ao final, há uma avaliação do aprendizado e uma reflexão sobre o processo.Resultados: Durante o trabalho, os acadêmicos falaram sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios. Sabe -se que a amamentação é fundamental devido aos seus benefícios nutricionais, emocionais,  imunológicos, além de favorecer à saúde materna. Foram abordados temas como anatomia e avaliação das mamas, sucção, posicionamento correto e pega adequada dos recém nascidos. Considerando a política de humanização em saúde, os acadêmicos também discutiram intervenções que podem ser feitas para minimizar o desconforto na hora da amamentação. Foram mencionadas estratégias como o posicionamento e postura confortável para a mãe e compreender meios de prevenção e manejo dos traumas mamilares. Considerações Finais: Ao nos depararmos com situações do mundo real, não aprendemos apenas teorias que são ensinadas, mas também cultivamos empatia, temos oportunidade de desenvolver habilidades interpessoais e uma capacidade crucial de adaptação.

  • Keywords
  • Educação em saúde; atenção primária; gestação; amamentação; enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back