Apresentação: O Linfoma de Burkitt é caracterizado como um tumor maligno do centro germinativo do tecido linfoide altamente invasivo e que acomete cerca de 40% das crianças. Logo, destaca-se ainda que a neoplasia possui classificações multifatoriais como endêmicas, esporádicas ou associadas à imunodeficiência. Dessa forma, a sintomatologia da neoplasia está intimamente associada a quadros de dores abdominais, náuseas, vômitos e o crescimento acelerado de massas na região do abdome ou do pescoço. Diante ao exposto, a resolução COFEN nº 0509 determina que o enfermeiro realize a implantação e implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Logo, a SAE corrobora para a organização do cuidado, com base em recursos técnicos, científicos e humanos, entretanto nota-se que ainda há a presença de dificuldades dos enfermeiros atuantes para a aplicação, assim como, de compreendê-la de forma a fortalecer e melhorar a assistência e proporcionar um atendimento humanizado. Desse modo, o objetivo norteador deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos em um estágio realizado na Clínica Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência para descrever a vivência de acadêmicos do curso de Enfermagem da UEPA - Campus XII acerca do estágio em campo da disciplina de Enfermagem Pediátrica. Resultados: Durante o estágio em campo observou-se no ambiente hospitalar um caso de uma paciente pediátrica do sexo feminino com o diagnóstico de tumor de Burkit no pós-cirúrgico de Tiflectomia e Enteroanastomose e com a presença de um acesso venoso femoral a direita com extremidade do cateter na veia ilíaca comum direita para inserção de quimioterápicos, cujo o objetivo do procedimento cirúrgico foi de ligar um segmento do intestino ao outro e retirar a massa maligna presente. Além disso, a experiência contribuiu para que os discentes exercessem ações de caráter exploratório e educativo. Nesse aspecto, o estágio norteou temáticas sociais e culturais abordadas durante a graduação, como a identificação das principais necessidades manifestadas, conforme o NANDA- I, foram expostos os cuidados de enfermagem através da listagem dos principais títulos diagnósticos de enfermagem da Taxonomia NANDA I – (North American Nursing Diagnost Association) para a obtenção da seleção dos diagnósticos, tais como, mobilidade física prejudicada, risco de queda, risco de confusão aguda, impotência, controle emocional instável, déficit de autocuidado no banho, e ao se alimentar, comunicação verbal prejudicada, flebite por presença de cateter venoso periférico e lesão de pele por uso de curativos. Com isso, a prática discente, é essencial para os acadêmicos realizarem o cuidado clínico com pacientes pediátricos. Considerações finais: Profissionais e acadêmicos de enfermagem percebem a SAE como essencial à prestação do cuidado clínico voltado à promoção do bem estar físico e psíquico através da utilização de recursos técnico-científicos e humanos para identificar as carências ao qual estão suscetíveis e também contribui para a introdução destes no campo de atuação, contribuindo, assim, para a ligação entre o que é ensinado na sala de aula e a prática, proporcionando-os a idealização e a construção de uma variedade de conhecimentos.