Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a disciplina obrigatória Práticas em Saúde Coletiva , ofertada no segundo período do curso de Medicina de uma faculdade privada de Minas Gerais, visa a inserção dos discentes no início da graduação ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do primeiro contato com a Atenção Primária em Saúde (APS).
Os acadêmicos, sempre sob supervisão de um docente, são alocados em grupos de até dez integrantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Dentre as atividades propostas pelo plano de ensino, estão elencadas o diagnóstico situacional do território da área de abrangência e o acompanhamento do processo de trabalho dos profissionais da APS. O estágio observacional permeia o acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias durante as visitas às residências; acompanhamentos dos diversos setores de funcionamento das UBS e acompanhamento das consultas médicas e da enfermagem. Além da carga horária destinada para o estágio observacional, a disciplina possui carga horária de extensão curricular. Dessa forma, os acadêmicos precisam elaborar e implementar projetos de intervenção para a comunidade. Os projetos podem ser baseados nos resultados do diagnóstico situacional e/ou por demanda apresentada pela gestão e/ou pela comunidade.
Os acadêmicos consideram que a experiência de cursar essa disciplina no início da graduação contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para um profissional da saúde, tais como: compreensão mais profunda sobre as questões sociais e econômicas que afetam a saúde da população, geração da empatia pelo usuário, sensibilidade cultural e consciência das disparidades existentes dentro dos diferentes territórios. Esses valores são fundamentais para uma prática médica mais holística e centrada no paciente, permitindo que os futuros médicos considerem não apenas os aspectos biológicos dos indivíduos, mas também os determinantes sociais da saúde da comunidade.
A inserção de acadêmicos do segundo período de Medicina na APS é uma estratégia pedagógica inovadora que permite o desenvolvimento precoce de habilidades e competências primordiais para a formação médica. A disciplina Práticas em Saúde Coletiva oportuniza aos discentes a experiência de conhecer os determinantes sociais da saúde de um determinado território e o processo de trabalho dos profissionais da UBS de referência, bem como a elaboração de ações de extensão, com potencial para promoção da saúde da comunidade.