O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA: CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA JÚNIOR COMO PRODUTO DO EIXO GESTÃO EM SAÚDE.

  • Author
  • Maria Isabel Sales Campello
  • Co-authors
  • Maria Lucélia da Hora Sales , Gicely Santos de Andrade , Ana Aline Rodrigues Oliveira
  • Abstract
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    Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN do curso de graduação em Enfermagem, estabelecem como uma das competências do enfermeiro a administração e gerenciamento.  Nesse sentido, o curso de graduação em enfermagem da UNCISAL, oferta em sua matriz curricular,  o componente de gestão e empreendedorismo, buscando a aplicação da mentalidade empreendedora nas competências dos egressos, estimulando a autonomia e o desenvolvimento de atitudes criativas e inovadoras na formação. A fim de fomentar esse espaço, o Movimento Empresa Júnior têm crescido no âmbito acadêmico, oportunizando aos estudantes de graduação o empoderamento como agentes econômicos, sociais e políticos, por meio de atividades empreendedoras na graduação à partir da necessidade de autonomia do enfermeiro com ênfase em gestão e empreendedorismo. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por estudantes do curso de graduação em Enfermagem, na fundação da primeira Empresa Júnior, intitulada Humanização Integralizada em Enfermagem, em uma Universidade Estadual de Alagoas. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O processo de criação da empresa iniciou-se em março de 2022, através de capacitações promovidas pela Federação de Empresas Juniores de Alagoas, a fim de dar suporte metodológico e auxiliar na consolidação como uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, em dezembro de 2022. Resultados: A Empresa Júnior - HIENF, instituída na Graduação em Enfermagem, potencializou no meio acadêmico, em consonância com o Planejamento Pedagógico e o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), a necessidade de desenvolver estratégias para que o ensino da gestão e empreendedorismo se estabeleçam desde a graduação. Através de uma formação crítico-reflexiva, os acadêmicos tornaram-se atores e protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem, por meio das atividades desenvolvidas, como a criação de E-books e palestras voltados a educação em saúde, participação em congressos e fóruns, com a finalidade de fomentar a importância da criação de empresas juniores dentro da comunidade acadêmica para o meio profissional, havendo a consolidação do conhecimento teórico sobre gestão e administração de negócios. Aos membros da empresa, ainda, foram proporcionados momentos de capacitações periódicas com a Federação das Empresas Juniores (FEJEA), a fim de oportunizar conhecimentos relacionados à liderança, gestão de crise, administração de negócios, estratégias de vendas e inovação nos processos assistenciais. Além disso, para a criação da empresa foi necessária a criação de um CNPJ para a legalização e consolidação como uma empresa. Considerações finais: Nesse quesito, a formação para gestão é primordial, no entanto, é possível perceber que essa temática ocupa de forma tímida o interior dos projetos pedagógicos dos cursos. Portanto, é necessário ampliar as discussões sobre o empreendedorismo na Enfermagem, a fim de oportunizar no âmbito acadêmico o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para que os futuros profissionais correspondam às demandas do mundo do trabalho.

     

  • Keywords
  • Empreendedorismo, Enfermagem, Gestão em Saúde, Estudantes de Enfermagem, .
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
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