O (DES)ENVOLVER COM A PESQUISA: A CONQUISTA DO PARTICIPAR

  • Author
  • Suellen Vidal Werner
  • Co-authors
  • Magda de Souza Chagas
  • Abstract
  • Introdução: Cuidar das relações construídas no ato de pesquisar é um feito de coragem e afetuosidade com o campo e com os participantes da pesquisa. Objetivo: Apresentar como foi realizada aproximação com o campo, iniciada pelo convite, buscando o envolvimento dos participantes com a pesquisadora e a pesquisa, a fim de construir uma ferramenta coletivamente, com uma equipe multidisciplinar em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pesquisa-intervenção, com uso da ferramenta roda de conversa na produção e coleta de dados, realizado em um hospital público geral de grande porte, localizado na região Serrana, no estado do Rio de Janeiro. Foram feitas gravação digital e transcrição posterior. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi lido coletivamente e assinado, na forma impressa, pelos participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de rodas de conversa, realizadas em março e junho de 2023, com quatro blocos de rodas de conversa e intervalo de três meses entre os períodos. Para a análise de dados adotamos a hermenêutica dialética de Minayo, com análise temática. Resultado e Discussão: Para inserir-se no campo da pesquisa, buscou-se primeiramente, o cuidado com o outro. Como cuidar dos participantes da pesquisa? Como poderiam ser cuidados para que não fosse, apenas, mais uma pesquisa em que as(os) participassem apenas entregassem os dados? Nesta perspectiva do cuidar, que o des(envolver) foi planejado. Poderíamos ter avisado através de um informativo, com data e horário em algum quadro de avisos, mas se assim fosse, talvez não teríamos participação efetiva e comprometida que tivemos. A ida ao campo, foi pensada, esperada e construída. Iniciamos pelos convites, construídos com uma mensagem sobre o tema, um cartão convidando para participação na pesquisa com um mimo e, um chocolate, dentro de uma caixinha personalizada, com um laço. Cada convite foi entregue individualmente, sendo explicado motivo da pesquisa, a data e horário que aconteceriam os encontros. No dia de cada Roda de Conversa, método pelo qual foi optado acolher e recolher os dados, foi realizado um novo contato com os participantes, 30 minutos antes do horário marcado, para relembra-los do encontro. Durante as Rodas, foi dado espaço de fala e escuta a todos os participantes, que partilharam, participaram, entregaram tudo que foi pedido. Para finalizar cada encontro, foi realizado um coffee break para confraternizar e agradecer pela participação. As rodas de conversa obtiveram sucesso pois a trajetória percorrida foi cuidadosa e afetuosa entre os participantes e a pesquisadora, os vínculos estabelecidos proporcionaram interação participativa, troca de experiências e escuta ativa.A adesão à pesquisa foi expressiva, pois os participantes requisitaram novos encontros, e solicitavam permanecer e novamente dar continuidade as propostas oferecidas. Considerações:  Foram relacionadas a adesão dos participantes à pesquisa, que revelou a disponibilidade para a discussão e a importância de se proporcionar Educação Permanente, contudo, sendo importante considerar o caminho percorrido para a adesão, o envolvimento e cuidado com o participante deve ser um norteador. 

  • Keywords
  • Educação Permanente, Educação em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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