USO DA ARTE COMO AÇÃO EDUCATIVA NO PROJETO “LUZ PELAS FENDAS” EM MEDICINA

  • Author
  • Amanda Maria e Silva Coelho
  • Co-authors
  • Maria Eduarda Caldas Santos Bernardo Novaes , Maria Fernanda de Andrade Nobre , Maria Luísa da Silva Cavalcante Sobrinho , Natália de Lima Melo
  • Abstract
  • Introdução: Arte e Extensão se entrelaçam com Saúde por meio da Educação, criando uma perspectiva renovada sobre o papel da universidade. Este enfoque é dialógico, interdisciplinar e centrado nas pessoas. A arte tem desempenhado um papel significativo nos ambientes de saúde, promovendo soluções terapêuticas e criando um ambiente acolhedor. A Educação em Saúde, ao comunicar diferentes abordagens terapêuticas, se enriquece através da Arte, que abre novos espaços para essa comunicação. Objetivos: Utilizar a arte em telas como meio de educação em saúde em um projeto de extensão sobre fissuras labiopalatinas em Medicina. Métodos:  Trata-se de estudo descritivo-exploratório sobre a utilização da arte em telas de pinturas para a humanização e acesso às informações sobre fissuras labiopalatinas no projeto “Luz pelas fendas”. Resultados: A ação educativa foi realizada na sala de espera, no espaço de brinquedoteca de um instituto BucoMaxiloFacial, por meio da união do tripé pesquisa, ensino e extensão,a ação de extensão com uso de quadros para pinturas com pacientes pediátricos com fissuras labiopalatinas, durante a construção dos quadros pedia-se para serem desenhados sobre sentimentos, emoções e o que fosse desejado de pintar, através dessa atividade lúdica, além de poder ter um espaço mais ativo para conversar sobre cuidados e humanização na medicina voltado para esses pacientes, foi fortalecido o vínculo e respeito entre as diversas áreas do conhecimento, bem como entre o estudantes e paciente, auxiliando na prevenção, cuidado e promoção em saúde voltada para a área, garantindo direitos e qualidade de vida. Foram encontros de 2 horas, onde foi possibilitado àqueles que não tiveram a oportunidade de ter acesso materiais para criação artística, um espaço de socialização, de experiência estética, de bem-estar, além do próprio desenvolvimento técnico criativo. Isso possibilitou a inclusão de diferentes tipos de conhecimento e faixas etárias. Este projeto fundamentou-se teoricamente na perspectiva da arte enquanto prática social e cultural. Considerações finais: Dessa forma, a integração da Arte com a Educação em Saúde no projeto de extensão para pacientes com fissuras labiopalatinas humanizou o atendimento médico, fortaleceu vínculos entre áreas do conhecimento e melhorou a qualidade de vida dos pacientes. Essa abordagem demonstrou ser um caminho inclusivo e transformador para a prática universitária.

  • Keywords
  • Extensão Acadêmica; Fissuras Labiopalatinas; Arte.
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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