Apresentação: As transformações na educação superior em saúde exigem profundas mudanças na formação acadêmica, no sentido de incluir estratégias pedagógicas de ensino que considerem o estudante como protagonista do processo de ensino aprendizagem, tornando-o capaz de exercer autonomia e construir conhecimento. Destaca-se a importância do estudante vivenciar situações problema como ponto de partida para a obtenção do conhecimento, que faça sentido para a sua realidade, facilitando o aprendizado significativo, estimulando-o a buscar estudos científicos que auxiliem na procura de soluções dos problemas, com base na tomada de decisões e autotomia profissional. Esses aspectos coadunam com as metodologias ativas de aprendizagem por meio da problematização. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de docentes no desenvolvimento da disciplina obrigatória ‘Abordagens do ensino na prática docente’ que compõe a estrutura curricular do curso de mestrado acadêmico com 45 horas, do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões/Brasil. Desenvolvimento: A referida disciplina ofertada desde a implantação do curso em 2021, foi criada com o intuito de proporcionar a compreensão crítico-reflexiva do ensino no Brasil, com ênfase na saúde e ruralidade e nas práticas educativas contemporâneas. Busca enfocar a organização, execução e avaliação da prática pedagógica no ensino superior, assim como a formação e instrumentalização para a docência, além de fomentar subsídios teóricos e práticos para a disciplina obrigatória de “Docência orientada”. As metodologias ativas balizam o desenvolvimento da disciplina, envolvendo aulas presenciais, leituras de artigos científicos e capítulos de livros, diálogos em grupo, reflexões e escrita científica, construção de memórias/sínteses coletivas acerca dos temas abordados em cada aula. Resultados: As atividades seguem os pressupostos da educação libertadora e problematizadora de Paulo Freire; educação problematizadora de Bordenave & Pereira; Aprendizagem Baseada em Problema. Na avaliação é considerada a presença e participação ativa dos mestrandos em aula; a elaboração das memórias/sínteses coletivas dos encontros presenciais com socialização na aula posterior; a escrita de um paper com fundamentação teórica sobre a vertente pedagógica do plano de aula a ser apresentado, implementado em forma de simulação; entrega do plano pedagógico e sua socialização. O mestrando escolhe um tema/conteúdo e elabora um plano pedagógico de aula ou disciplina fundamentado em uma das teorias contemporâneas abordadas com métodos ativos. A aula é simulada com os colegas em um período de 50 minutos e ao final as docentes da disciplina colaboram com seus pareceres avaliativos. Em muitos casos, estas aulas são replicadas nas disciplinas dos cursos de graduação em saúde em que os mestrandos estão vinculados. A avaliação da disciplina é realizada durante todo o período de vigência, o que permite aos docentes revisar seus planos e estratégias de ensino. Considerações finais: As práticas pedagógicas abordadas na disciplina do Mestrado em Saúde e Ruralidade, permitem a reflexão crítica dos estudantes, o exercício do protagonismo e o desenvolvimento dos potenciais de cada um, assim como tem proporcionado aos docentes da disciplina reconstruir suas práticas pedagógicas, de forma a contribuir para o aprimoramento do ensino na pós-graduação strictu sensu.