Polo de Cuidado UnB - promovendo o bem-estar e acolhimento de estudantes universitários por meio de práticas integrativas com enfoque no Reiki e Meditação

  • Author
  • Gabriela Samara Carvalho Pinto
  • Co-authors
  • Manuela Santos da Silva , Marcos Oliveira Gomes , Josenaide Engracia dos Santos , Daniela da Silva Rodrigues
  • Abstract
  • Introdução: O Polo de Cuidado UnB é um projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB) que tem por premissa a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade universitária por meio de abordagens e estratégias de cuidado, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Entre as práticas ofertadas no projeto destaca-se a Meditação e o Reiki Usui, também conhecido como "energia vital universal", prática que representa um método que busca promover o equilíbrio e a harmonia da saúde física, mental, energética e emocional. Objetivo: Relatar a experiência das ações realizadas no projeto Polo de Cuidado UnB no âmbito da atividade Meditação e Reiki com estudantes universitários, no semestre de 2023/2. Metodologia: As atividades de Meditação e Reiki ocorreram em encontros semanais durante o semestre de 2023/2, conduzidos por facilitadores, que são e/ou foram estudantes extensionistas do projeto. Os encontros eram divididos em três momentos: o primeiro consiste na meditação, onde são trabalhadas posturas e concentração na respiração; o segundo, envolve a aplicação de Reiki, conduzida por facilitadoras com formação na técnica; e o terceiro, um momento de verbalização sobre as impressões após a finalização da atividade, no qual os participantes têm a oportunidade de descrever suas impressões em um espaço de acolhimento de demandas, contribuindo assim para a construção coletiva deste espaço de cuidado e fortalecendo o sentimento de pertencimento. Resultados: Diante da rotina da universidade, o Reiki trouxe a quem participou um estímulo de olhar para si, evidenciando possíveis caminhos que proporcionaram e promoveram bem-estar e autocuidado. Observou-se que após as aplicações de Meditação e Reiki a sensação entre os participantes era de relaxamento. Conclusão: Em síntese, o projeto ofereceu aos estudantes extensionistas a oportunidade de participar e aprofundar-se nas PICS, facilitando a interação entre os discentes, docentes, servidores e comunidade. Além disso, é evidente a importância de espaços acolhedores voltados para o cuidado e a partilha de experiências, os quais contribuem para o aprimoramento das práticas de autocuidado nas universidades. Esses ambientes desempenham um papel fundamental na promoção da saúde dentro da comunidade, beneficiando-a de maneira significativa. Diante disso, é possível afirmar que a Meditação e Reiki contribuíram de maneira significativa no fortalecimento de redes de apoio e no autocuidado dos estudantes universitários. 

  • Keywords
  • Universidade, Terapia Complementares, Promoção da Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back