Saúde do trabalhador e história oral: caminhos da Fonoaudiologia

  • Author
  • Bruna Gabriela Mechi-Silva
  • Co-authors
  • Helenice Yemi Nakamura
  • Abstract
  • Apresentação:A relação do processo saúde-doença-cuidado de trabalhadores envolve diferentes abordagens, e diferentes profissionais, incluindo o fonoaudiólogo que, ao longo do tempo, foram se alterando e incluindo novas maneiras de se pensar saúde e sua relação com o trabalho. O fonoaudiólogo tem como característica profissional a atuação multidisciplinar e ocupa lugar importante na humanização das relações de trabalho e promoção da saúde dos trabalhadores enquanto seres comunicativo. Constata-se uma gama de possibilidades na atuação fonoaudiológica, apesar dos desafios que enfrenta por ser profissão da saúde recente e historicamente de cunho reabilitador. 

     

    Desenvolvimento do trabalho: Realizou-se entrevistas individuais, por videoconferência, seguindo a abordagem de história oral, disparadas pelas perguntas: “Como foi sua inserção na Saúde do Trabalhador” e “Quais as ações eram realizadas”.  Na história oral o entrevistado é identificado e não é possível a garantia do sigilo. O estudo foi aprovado pelo Comite de Ética em Pesquisa e os participantes assinaram um Termo de Cessão de Direitos sobre Depoimento Oral. 

     

    Resultados: Com foco na trajetória de duas fonoaudiólogas que foram precursoras da área de Saúde do Trabalhador (ST)  no estado de São Paulo, identificou-se os motivos da escolha da profissão, com entrada cercada por um desconhecimento, mas guiada pela escolha de um curso da área da saúde, mas que também perpassa a busca por atuação ampliada e interdisciplinar. O estudo resgatou o processo histórico afim de entender o estado atual da arte ao descreverem as ações desenvolvidas (individuais, coletivas e de participação social), além de atividades de ensino e docência, e com experiência do processo compreendem a busca pelo ampliado e a defesa de seus ideais na ST.

     

    A história e escolhas tanto pessoais quanto profissionais das participantes são determinantes para entender a importância delas dentro dos caminhos da fonoaudiologia. Assim, o resgate do passado é essencial para as questões atuais e idealizações futuras. As atividades realizadas na ST são também influenciadas pelo contexto histórico, social e político em que se vive, ao se considerar a perspectiva multicausal dos adoecimentos relacionados ao trabalho, deve-se levar em conta nas ações a dimensão social e histórica do trabalho além do binômio saúde/doença. 

    As entrevistas relataram que o momento histórico influenciou a decisão de estudar a saúde do trabalhador, e também período de redemocratização significou um periodo de grande esperança e de possibilidade para área, enquanto momentos de desgoverno e crises também influenciaram de outras formas as práticas e inserções em serviços. 

     

     

    Considerações Finais: Ao longo do estudo foram expostos os aspectos históricos e momentos políticos que circundam a ST e a relação com os avanços percebidos na área. Apesar da ST ser um campo em que a Fonoaudiologia tem espaço e pode contribuir com seus saberes específicos, a entrada ainda é limitada, isso pode estar relacionado a formação seguir a perspectiva da Saúde Ocupacional em detrimento a ST.

     

  • Keywords
  • Saúde do Trabalhador, Fonoaudiologia, História Oral como Assunto
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back