A PEDAGOGIA COMO FERRAMENTA DE REABILITAÇÃO DE UM SUJEITO AFÁSICO PÓS-AVC: UM ENSAIO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA
Alícia Reinheimer
Rose Mari Ferreira
Introdução
Esse ensaio é um recorte do texto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da primeira autora, mulher, mãe, esposa e estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A motivação para o desenvolvimento deste estudo surgiu a partir da experiência da primeira autora ao observar, participar e vivenciar ativamente no processo de recuperação da linguagem oral e escrita de um familiar que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve a afasia como uma das consequências desse evento isquêmico. A segunda autora é a orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso.
O AVC é a principal causa de mortalidade no país desde 2019, superando o infarto e é também a principal causa de incapacidade associada a essa condição. O Ministério da Saúde (BRASIL, 2001) aponta que o AVC é uma condição mais comum em homens e é uma das principais causas de morte, incapacidade e hospitalizações em todo o mundo.
Maria Irma Hadler Coudry (1996, p 5) discute sobre a neurolinguística discursiva e traz que a “afasia se caracteriza por alterações de processos linguísticos de significação de origem articulatória e discursiva (nesta incluídos aspectos gramaticais) produzidas por lesão focal adquirida no sistema nervoso central”. A autora prossegue na explicação em que pontua que essas alterações são “produzidas por lesão focal adquirida no sistema nervoso central, em zonas responsáveis pela linguagem, podendo ou não se associarem a alterações de outros processos cognitivos” (Coudry, 1996, p.5).
Existem diferentes tipos de afasia, cada uma com suas características específicas. As duas principais classificações de afasias são a de Broca e a de Wernicke. São denominadas com estes nomes devido aos estudos neurológicos localizacionistas dos médicos Paul Broca (1824-1880) e de Carl Wernicke (1848-1905) que predominaram, pois cada um deles relacionou uma área específica do cérebro a um problema de linguagem específico. Assim, a afasia de Broca está relacionada a uma lesão localizada no lobo frontal do hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto a afasia de Wernicke está relacionada a uma lesão localizada no lobo temporal do mesmo hemisfério. A afasia é uma condição comum após um AVC, que afeta a capacidade de comunicação verbal e escrita, necessitando de reabilitação para amenizar os seus impactos. É essencial uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais como fonoaudiólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos para proporcionar um suporte abrangente e personalizado. Com o devido acompanhamento e intervenção adequada, muitos pacientes conseguem melhorar significativamente sua capacidade de se comunicar e reintegrar-se às atividades cotidianas.
A Pedagogia é a ciência que investiga o processo de ensino e aprendizagem, destacando a interação entre professor, aluno e ambiente educacional, abrangendo diversas modalidades de aprendizado e priorizando a saúde, bem-estar coletivo, ética e estética (SAVIANI, 2008). Entende-se dessa maneira, que as ferramentas utilizadas pela Pedagogia podem contribuir significativamente para a reabilitação de pacientes afásicos, uma vez que a linguagem é um dos pilares fundamentais do processo educativo. Ao aplicar os conhecimentos pedagógicos no contexto da reabilitação da afasia, é possível desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem adaptadas às necessidades específicas desses pacientes, promovendo a recuperação da linguagem oral e escrita de forma gradual e eficaz (SAVIANI, 2008).
Objetivo
Esse ensaio tem como objetivo descrever a experiência pessoal de realfabetizar um familiar afásico pós-AVC, incluindo os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e a evolução observada durante o processo, refletindo sobre o papel da Pedagogia como uma ferramenta nesse processo de realfabetização.
Metodologia
Uso o Relato de Experiência como mais uma possibilidade de criação de uma narrativa no campo da Pedagogia, como nos trazem Daltro e Faria (2019), que enfatizam a importância do Relato de Experiência como método de produção de conhecimento científico. Usarei o nome fictício de Fabiano, acordo feito entre nós, para descrever as diversas ferramentas das quais fiz uso durante o processo de realfabetização.
Resultados e discussão
Fabiano Meyer, um motorista de carreta apaixonado pela profissão, sofreu um AVC isquêmico em fevereiro de 2022, resultando em afasia de Broca.
A Pedagogia desempenhou um papel fundamental na recuperação da linguagem e na reintegração de Fabiano às atividades cotidianas, pois diante da perda total da habilidade de leitura e escrita, foi necessário desenvolver um plano de ensino personalizado, utilizando recursos adaptados e estratégias didáticas específicas para sua condição como o ensino do alfabeto por repetição, com prática constante na escrita das letras e diferentes formatos, sendo esta, uma estratégia valiosa para estimular o reconhecimento e memorização das letras. Utilizei também a leitura de cartões com palavras e imagens e o jogo "Uno" para melhorar as habilidades de alfabetização, tornando o aprendizado dos números mais cativante e interativo, além de treinar memória, estratégia e coordenação visual e motora. Magda Soares (2016) e Francisca Isabel Pereira Maciel (2010) sustentam que é preciso ter vários métodos para alfabetizar, pois cada aluno aprende de forma diferente e a escolha do método adequado pode influenciar significativamente no aprendizado.
Os resultados da jornada de recuperação de Fabiano demonstram avanços significativos em áreas como nomeação, leitura e escrita evidenciando o impacto positivo das práticas pedagógicas adotadas e destacam não apenas a sua evolução individual, mas também a eficácia e relevância das estratégias educacionais empregadas.
Considerações
Neste estudo, a compreensão de conceitos como AVC, afasia, neurolinguística, pedagogia, aprendizagem, realfabetização, linguagem e comunicação foi essencial, pois a partir da análise desses temas é possível compreender a importância de como as lesões cerebrais impactam a linguagem e a comunicação, e como isso influencia no processo de aprendizagem. A neurolinguística discursiva abordada por Maria Irma Hadler Coudry (1986), investiga essas questões, considerando a interação entre linguagem, cognição e corpo em diferentes contextos, destacando a importância de como os alunos constroem significados juntos no ensino. Isso ajuda a entender que as dificuldades de aprendizagem muitas vezes vêm do ambiente escolar e não dos alunos. É essencial promover interações significativas e um contexto pedagógico favorável para ajudar os alunos a entender melhor o conhecimento e desenvolver sua capacidade cognitiva.
A ligação entre neurolinguística e realfabetização mostra-se fundamental para compreender como o cérebro processa a leitura e a escrita, e como intervenções terapêuticas podem auxiliar na reabilitação de pacientes com afasia pós-AVC. A abordagem pedagógica valoriza a individualidade, reconhecendo as necessidades e desafios de cada aprendiz, que foi fundamental na realfabetização de Fabiano Meyer. A adaptabilidade da pedagogia permite a incorporação de diversos métodos, assegurando uma abordagem holística e progressiva.
A Pedagogia não apenas se concentra no ensino formal, mas também na criação de um ambiente propício à aprendizagem, transformando o espaço cotidiano em um ambiente educativo. A integração do apoio emocional da família ao processo pedagógico é fundamental para superar obstáculos psicológicos e reconstruir a autoestima dos alunos.
Os progressos significativos na linguagem oral e escrita do Fabiano sublinham a eficácia de um ensino personalizado e do suporte multidisciplinar. Que este relato possa contribuir para ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a aplicação da Pedagogia em contextos de reabilitação, visando inovações no ensino-aprendizagem para afásicos e reforçando a importância de uma educação inclusiva e humanizadora no tratamento de condições neurológicas.
Palavras-chave: Pedagogia; afasia; ferramentas pedagógicas; AVC