O projeto de Extensão "Práticas de Educação Popular integradas à pesquisa e à construção de territórios saudáveis e sustentáveis" trabalha para fortalecer processos de formação e mobilização social que confluem no aprimoramento da ação social e política de diferentes atores sociais. Desde 2020, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) e ao Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Projeto tem realizado ações pautadas na Educação Popular (EP). Assim, este resumo tem por objetivo abordar uma das experiências desenvolvidas em 2024, a qual consistiu do I Simpósio de Educação Popular e Práticas de Interprofissionalidade em Saúde. O evento ocorreu em 09 de março de 2024, com o objetivo de socializar ideias, saberes e experiências em Educação Popular nas práticas de saúde. Sua realização se deu em parceria com o Programa de Extensão e Pesquisa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica” (PINAB) da UFPB. Essa formação ocorreu na modalidade online, com dois turnos de atividades síncronas pelo Google Meet. Pela manhã, foi discutido o tema "Princípios e Metodologias da Interprofissionalidade em Saúde", à tarde foram compartilhadas experiências interprofissionais na construção democrática das unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada encontro foi estruturado em três momentos: uma recepção acolhedora, que incluía atividades de alongamento, mediada pelos extensionistas, músicas de relaxamento e autocuidado e uma introdução ao diálogo inicial. Em seguida, o compartilhamento de reflexões e experiências, por dialogistas convidados, seguido pela abertura para discussões com o público participante. O evento reuniu pessoas de diferentes realidades em todo o Brasil, ao todo, 36 pessoas participaram efetivamente do evento, representantes de 14 estados do país e de diversas ocupações - estudantes, membros de comunidades, integrantes de movimentos sociais, professores e trabalhadores da saúde. No entanto, apesar da conectividade online entre diferentes lugares, enfrentamos desafios, como instabilidade de conexão devido à qualidade do sinal de internet e condições climáticas adversas. O Simpósio agregou na formação dos participantes, maneiras de implementar a interprofissionalidade não apenas teoricamente, mas também na prática, na medida em que não apenas foram expostos princípios e ideias que embasam sua implementação, mas foram partilhadas experiências inovadoras e consolidadas que já conseguem, de fato, apresentar boas práticas e resultados efetivos, demonstrando que a construção interprofissional, embora desafiadora, é possível de ser desenvolvida e implementada no cotidiano dos serviços. Proporcionou aos participantes oportunidades para desenvolver habilidades crítico-sociais, promovendo o protagonismo por meio da mediação e organização do evento. Nesse sentido, o processo formativo desenvolvido denotou como diferencial a explicitação de como a pedagogia crítica e social da EP pode agregar dimensões, contornos, dinâmicas, cuidados e procedimentos metodológicos que corroboram e contribuem, ainda mais, com a efetividade da interprofissionalidade. A atividade demonstrou ser essencial que novos encontros e mais reflexões sejam promovidas acerca da interlocução entre interprofissionalidade e educação popular, de modo a estimular práticas inovadoras nos serviços e ações do SUS, especialmente na Atenção Primária à Saúde.