FISIOTERAPIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA – AÇÃO OUTUBRO ROSA

  • Author
  • Ingrid Schmidt Gonçalves
  • Co-authors
  • Celina Vargas Meira , Daniela Vieira Reichel , Yasmin dos Santos Borges , Roqueli Matos de Oliveira
  • Abstract
  • Apresentação: A presença da equipe multidisciplinar garante qualificação na atenção primária em saúde. A fisioterapia pode contribuir em ações coletivas com a ampliação da população atingida e uma estratégia potente do fazer em saúde.

    Desenvolvimento do trabalho: Durante o evento do dia D outubro rosa, realizado nas unidades de saúde da família do município, cada fisioterapeuta realizou sala de espera com as mulheres que aguardavam consultas ou acessavam as unidades. O assunto abordado foi incontinência urinária por ser uma demanda apontada em consultas das usuárias de saúde com profissionais das equipes. Foram utilizados panfletos com imagens ilustrativas, orientações, educação sobre a alteração miccional e protocolo de exercícios inicial. Durante a sala de espera as fisioterapeutas ensinavam as usuárias do serviço sobre fatores de riscos, causas, consequências, prevenção e tratamento, eram sanadas todas dúvidas e realizado orientações sobre os exercícios íntimos.

    Resultados: Foram abordadas aproximadamente 150 mulheres durante o dia de campanha. A ação proposta pela equipe de fisioterapia qualificou o serviço disponível, visto que a maioria das mulheres desconhecia as informações recebidas. Sendo a integralidade um princípio norteador do SUS, atingiu-se o objetivo de ver as usuárias de forma ampla, pois ao acessar os serviços de saúde para atendimentos de mamografia e CP recebiam um atendimento incentivando o autocuidado através da informação por profissionais que podem compor a equipe multiprofissional da atenção básica. A abordagem de forma simples e natural, compartilhando os conhecimentos, incentivou a criação de vínculos da equipe com as usuárias e promoveu, inclusive, a quebra de tabus como naturalizar a perda urinária como normal. A iniciativa não substitui a consulta individual, porém proporciona o acesso à saúde por usuários que jamais chegariam ao consultório.

    Considerações finais: A presença do fisioterapeuta na equipe de atenção básica mostra-se de grande valia pois pôde alcançar as usuárias antes da queixa, realizando a prevenção e promoção da saúde. Na sala de espera houve um atendimento de forma coletiva que extrapolou o consultório da atenção secundária. Estar nesses locais é um somatório à importância do tratamento de atenção secundária, pois havendo uma rede forte e resolutiva o maior beneficiado é o usuário do SUS.

  • Keywords
  • fisioterapia, APS, AB, multidisciplinar
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back