EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA PESSOAS IDOSAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Camile da Silva Martins
  • Co-authors
  • Cenir Gonçalves Tier
  • Abstract
  • O Programa Institucional “UNIPAMPA Cidadã” compreende ações voltadas para a cidadania e solidariedade, o qual foi definido como uma atividade curricular de extensão ofertada em cursos de graduação e deve contemplar as necessidades da comunidade e oportunizar experiências em novos cenários para os discentes de graduação. Conforme a resolução do projeto, nº 317/2021 e registro 2023.EX.UR.2123 pelo curso de Enfermagem, as ações devem ser realizadas através de trabalhos comunitários, preferencialmente, em locais que atendam grupos sociais vulneráveis. Dessa forma, o local escolhido para completar a carga horária exigida de 100 horas, foi a Instituição de Longa Permanência para Idosos “Lar São José”, localizada em uma cidade da região oeste do Rio Grande do Sul (Itaqui-RS), sob CNPJ nº 90.776.295/0001-85. Nesse contexto, este relato objetiva apresentar as atividades de extensão desenvolvidas ILPI e a importância de sua realização para a formação pessoal e profissional da discente. As atividades foram realizadas diariamente nos turnos manhã e tarde, no período de 23/12/2023 a 06/01/2024. Foram realizadas inúmeras atividades que auxiliaram tanto as pessoas idosas quanto a equipe do Lar, obtendo um número de 39 indivíduos alcançados pela ação, sendo 25 pessoas idosas e 14 funcionários. As ações executadas foram de auxílio na higiene como banho, cortes de unhas, troca de fraldas e vestimentas, que impactam diretamente no bem-estar e saúde dos indivíduos. Outrossim, foi auxiliado na locomoção das pessoas idosas internamente e externamente ao Lar, como àquelas que possuem dificuldade de mobilidade, além de transporte para outros locais da cidade quando necessário. Ademais, foi dado devido suporte quanto a alimentação, medicamentos, organização de documentos, do ambiente e qualquer outra demanda solicitada pela equipe. Além disso, um dos fatores mais relevantes nesse período, foi o exercício do acolhimento, atenção e conversa, que traz ao cenário um contexto humanizado e de tratamento singular para as pessoas idosas residentes do Lar. Dessa forma, a realização dessas atividades auxiliaram na formação pessoal da discente, a valorização da vida e da saúde, dando a devida importância para a capacidade e autonomia de realizar atividades diárias de vida. Ademais, a desmistificação do preconceito existente para com as Instituições de Longa Permanência, compreendendo-a como uma maneira de apoio e assistência às pessoas idosas e suas famílias. No que diz respeito à formação profissional, o resultado traz a percepção da relevância do cuidado humanizado e respeito às particularidades de cada pessoa para ampliar a qualidade de vida e propiciar o bem-estar físico e mental dos indivíduos. Portanto, é fundamental que todo discente passe pela experiência de desenvolver atividades de extensão voltadas para a cidadania, a fim de ampliar suas experiências e saberes, de modo a colocar em prática o acolhimento e a humanização desde a graduação. Assim, a extensão universitária se faz essencial para a formação pessoal e profissional dos discentes, refletindo diretamente nas prestações de cuidados futuros e nos serviços de saúde como um todo.

  • Keywords
  • Extensão comunitária, Populações vulneráveis, Pessoas idosas, Enfermagem.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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