O presente estudo teve como objetivo compreender as percepções dos enfermeiros sobre o conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação à prevenção de infecções relacionadas à assistência de saúde. Método: estudo qualitativo utilizando para coleta dos dados a técnica de grupo focal. Foram incluídos nove enfermeiros assistenciais com no mínimo seis meses de atuação num hospital de ensino para participarem do grupo focal. A entrevista do grupo focal foi gravada e transcrita na íntegra nos programas Word for Windows e os achados foram submetidos à análise temática. Atendidos aos aspectos éticos para pesquisa com seres humanos (parecer: 6.253.243). Resultados: uma das categorias emergidas no grupo focal se refere a “Lacunas na formação acadêmica” que surgiu diante a percepção dos enfermeiros de escassez no conhecimento dos estudantes de enfermagem de alguns conteúdos relacionados às infecções relacionadas à assistência de saúde. Deste modo, os enfermeiros sugeriram incluir nos conteúdos das disciplinas da graduação de forma explícita, por exemplo, os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para realizar o diagnóstico de infecções relacionadas à assistência de saúde. Sugeriram também, incluir no currículo uma disciplina que aborde infecções relacionadas à assistência de saúde e que esta não tenha apenas um conteúdo transversal às disciplinas do curso e incluir o serviço de controle de infecção do hospital como campo de estágio no último ano do curso de enfermagem. Considerações Finais: Existem lacunas na formação do estudante de enfermagem e, consequentemente, seus conhecimentos ficam limitados nas aulas práticas ou estágio no hospital, necessitando de aprimoramento dos conhecimentos sobre infecções relacionadas à assistência de saúde.