EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES EXTENSIONISTAS DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA REGIÃO INSULAR DA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Author
  • Igor De Souza Carvalho
  • Co-authors
  • Rayelly Cristina de Sousa Azevedo , Mariana Da Silva Serrão , Brenda Letícia Castro De Oliveira? , Nádile Juliane Costa De Castro
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: A região amazônica, com suas vastas áreas insulares, abriga comunidades ribeirinhas que possuem uma rica herança cultural e um estilo de vida intimamente ligado ao meio ambiente. Em paralelo, enfrentam desafios relacionados ao fortalecimento de sua identidade cultural e autonomia. Neste contexto, a extensão universitária emerge como uma proposta de formação inclusiva, onde as experiências compartilhadas visam não apenas a promoção da saúde, mas também o fortalecimento da identidade cultural das populações ribeirinhas para valorizar a percepção sobre identidade, contribuindo para a formação de estudantes. Neste sentido a interação entre ensino e comunidade apresentada sob a ótica da educação permite um aprendizado significativo e aplicado, beneficiando tanto a comunidade quanto os estudantes, ao integrar conhecimento acadêmico com práticas comunitárias reais. OBJETIVO: Relatar experiências extensionistas sobre identidade de populações ribeirinhas a partir do conjunto imagético construído a partir de desenhos de crianças ribeirinhas.  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em abril de 2024, por meio de um projeto de extensão universitária alinhado a equidade e saúde. RESULTADOS: As atividades extensionistas revelaram um fortalecimento da identidade cultural das populações ribeirinhas, com crianças demonstrando entusiasmo ao representar suas vivências diárias através de desenhos. A maioria retratou os arredores de suas casas e animais locais, demonstrando amplo conhecimento sobre a fauna e flora da região. Atividades colaborativas, como desenhar uma árvore com folhas secas, ajudaram a aprofundar essa conexão cultural. Observou-se a influência externa em algumas crianças, que mencionaram frutas não nativas. Relatos de enchentes e a presença de animais peçonhentos também influenciaram as atividades, refletindo nas obras das crianças. O projeto promoveu práticas para desenvolvimento de habilidades de empatia e compreensão intercultural nos estudantes, destacando a importância da extensão universitária para um desenvolvimento inclusivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades extensionistas destacaram a resiliência e o conhecimento profundo das populações ribeirinhas sobre seu ambiente, apesar de algumas influências externas. A forte conexão das crianças com sua terra, evidenciada nos desenhos, reforça a importância da valorização cultural. Além disso, a aquisição de conhecimentos científicos sobre autocuidado e saúde ambiental pode promover melhorias significativas na qualidade de vida da comunidade. O projeto também contribuiu para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo habilidades essenciais de empatia e compreensão intercultural. Em suma, a extensão universitária provou ser uma ferramenta eficaz para promover um desenvolvimento mais inclusivo, beneficiando tanto as populações ribeirinhas quanto os futuros profissionais da saúde. 

     

  • Keywords
  • Educação em saúde, Minorias Desiguais Em Saúde e Populações Vulneráveis, Identificação Social.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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