Apresentação: O uso crescente da internet por crianças e adolescentes tem suscitado preocupações quanto aos potenciais impactos negativos dessa exposição. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral descrever e refletir sobre o desenvolvimento e a implementação de animações educativas que abordam temas críticos como racismo e cyberbullying, direcionadas a crianças e adolescentes, no âmbito do projeto “O brincar como fator de promoção da saúde e prevenção das violências”.
Desenvolvimento do trabalho: Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. A experiência foi desenvolvida no contexto do projeto “O brincar como fator de promoção da saúde e prevenção das violências”, coordenado pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) da Superintendência de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RIO). As animações foram criadas a partir de um processo colaborativo, envolvendo profissionais da saúde, educadores e especialistas em animação. As temáticas escolhidas, racismo e cyberbullying, foram baseadas em dados e relatos frequentes de ocorrências nas escolas.
Resultados: O estudo focou na criação de uma animação educativa ambientada na Favela Harmonia, abordando temas de racismo e cyberbullying. A animação incluiu locais familiares como a praça Harmonia e várias instituições públicas, além de personagens diversificados, como crianças, um profissional de saúde, uma idosa e uma professora, promovendo inclusão e representatividade. A narrativa explorou os impactos emocionais e mentais do racismo e do cyberbullying, enfatizando a importância da rede de apoio. A história mostra uma criança recebendo mensagens ofensivas e sendo acolhida por amigos e profissionais de saúde, culminando em uma campanha de conscientização na comunidade. A abordagem sensível e cuidadosa das animações demonstrou potencial em transmitir mensagens importantes de forma acessível e significativa, gerando conhecimento e estimulando reflexões sobre respeito, empatia e enfrentamento de problemas sociais complexos. As animações, ainda em fase de desenvolvimento, visam proporcionar uma experiência envolvente e educativa para o público infanto-juvenil.
Considerações finais: A utilização dessa ferramenta como uma potente estratégia de educação em saúde demonstra sua capacidade de gerar conhecimento e estimular a compreensão das mensagens transmitidas, reforçando seu papel fundamental na promoção da saúde ao oferecer uma forma acessível e envolvente de comunicação para o público-alvo.