ORGANIZAÇÃO DO FLUXO DE ATENDIMENTO NA UNIDADE DE SAÚDE PARA UM ACOLHIMENTO MAIS ASSERTIVO

  • Author
  • Gabriela Quintanilha Scofield da Silva
  • Co-authors
  • Franciele dos Anjos Santos , Isabelle Silva Cordeiro , Izabella Christyne Rodrigues de Almeida , Alexandre Dolabela dos Santos Soares , Claudirene Milagres Araújo , Renata Pereira Rodrigues Ferreira
  • Abstract
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    Introdução: A diretriz do acolhimento na saúde prioriza uma abordagem multiprofissional, desviando o foco do atendimento médico tradicional. Com base em valores humanitários, como solidariedade e cidadania, visa facilitar o acesso do usuário aos serviços de saúde e melhorar a comunicação entre equipe e paciente através de uma escuta atenta às suas necessidades. O acolhimento direcionado é fundamental, pois, assegura que o usuário tenha acesso simplificado aos serviços de saúde e receba um atendimento personalizado e de qualidade. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem acerca da reestruturação do acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, que visa descrever a experiência das discentes do curso de enfermagem, na reestruturação do fluxo de atendimento do usuário na porta de entrada em uma Unidade Básica de Saúde. As alunas estavam realizando o estágio metropolitano em atenção primária do 9º período do curso.  Inicialmente, foi feito um levantamento junto aos usuários para identificar os motivos da procura de atendimento. No segundo momento, após reunião com a gerência e demais enfermeiras da unidade, foi elaborado um fluxo de direcionamento do paciente dentro da unidade sem que ele tenha obrigatoriamente passar pelo atendimento com a enfermeira. Resultados: Após a triagem, 30% dos usuários apresentavam queixas como dor, febre ou alterações na pele, sendo necessário encaminhá-los ao enfermeiro para avaliação imediata ou agendamento de consulta. Os demais foram direcionados para outros serviços da Unidade Básica de Saúde, como: curativos, vacinação, agendamento de consulta eletiva com enfermagem, médico ou dentista. Essa abordagem resultou em uma redução significativa no número de atendimentos pelo enfermeiro no acolhimento. Conclusão: A implementação do fluxo de atendimento direcionado não apenas resultou em uma significativa redução do número de atendimentos pelo enfermeiro no acolhimento, mas também permitiu que o enfermeiro otimizasse seu trabalho, dedicando mais tempo aos usuários com necessidades reais. A combinação de uma triagem eficiente e fluxos bem definidos não só otimiza os recursos, mas também garante uma assistência mais adequada e personalizada aos pacientes, melhorando assim a qualidade do cuidado prestado.

  • Keywords
  • Descritores: Acolhimento, Centro de Saúde, Atenção à Saúde, Organizações, Triagem
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
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