EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O ELO ENTRE O CONHECIMENTO COMUNITÁRIO E CIENTÍFICO

  • Author
  • Samara Valentim dos Santos Lima
  • Co-authors
  • Thaís Peixoto Alves Ramos , Maria Lucélia da Hora Sales
  • Abstract
  • Apresentação: O tripé da funcionalidade da universidade: ensino, pesquisa e extensão, é regulamentado desde a Constituição Federal de 1988. O Plano Nacional de Extensão Universitária define a extensão como um “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”. Outrossim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação superior diz que a extensão deve ser “aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”, evidenciando que a manutenção do diálogo entre a comunidade e a academia é indispensável. Objetivo: Expor perspectivas sobre a relevância social dos projetos e programas de extensão realizados pelos estudantes, além de evidenciar a importância da vinculação e contato permanente das práticas e conhecimentos da comunidade na prática profissional dos acadêmicos. Métodos: Foi feita uma revisão de literatura nas bases de dados Google Scholar, PubMed (Medline) e Scielo, a partir da seleção de descritores referentes ao tema abordado, foi realizada a estratégia de busca nas bases especificadas. Os estudos foram selecionados de acordo com título, resumo e leitura completa. Feita a seleção dos artigos, procedeu-se a análise e leitura das referências bibliográficas deles, buscando achar outros escritos não revelados na pesquisa bibliográfica inicial. Resultados: Evidenciou-se que a prática extensionista promove benefícios tanto aos acadêmicos como à comunidade alvo dos projetos de extensão, visto que a partir das atividades extracurriculares o espaço de aprendizado dos estudantes é exponencialmente expandido, complementando dessa forma a formação acadêmica. Além disso, os programas de extensão geralmente desenvolvem ações sobre demandas deficitárias em cada região trabalhada, o que ameniza os problemas locais a partir da territorialização de cada município ou bairro de interesse. Considerações finais: Estudar, compreender assuntos relevantes para cada localidade e disseminar o conhecimento entre as pessoas da comunidade constituem a tríade de funcionalidade instituída pela constituição de 88, fundamentando assim a teoria da formação acadêmica nas metodologias de ensino mais atuais.

  • Keywords
  • extensão universitária, conhecimento popular, importância
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back