Introdução: Este relato descreve uma experiência de extensão e ensino vinculada ao projeto de extensão "Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado", realizado em dois cenários escolares estaduais públicos. As ações tem como foco adolescentes de 12 a 18 anos e busca ofertar atenção individualizada aos por meio de consultas de enfermagem que visam à integralidade do cuidado e o crescimento e o desenvolvimento saudável. Na esteira da saúde coletiva a partir de atividades coletivas na modalidade de grupos e rodas de conversa tem sido possível a abordagem de temas emergentes que se relacionam com a vida e saúde dos adolescentes, como sexualidade, gênero, bullying, racismo, violência, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência. As consultas de enfermagem são amparadas pela resolução 763/2024 que discorre sobre o processo de enfermagem e lei do exercício profissional 7498/1986 e as atividades coletivas são alinhadas às normativas da Organização Mundial de Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância e do Ministério da Saúde, epsecificamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90), Programa de Saúde na Escola (decreto 6.286/2007) e documento Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na Atenção Básica de 2018. O projeto conta com a participação de graduandos e voluntários das áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e educação física que atuam de forma integrada na lógica de uma formação que perpassa pela partilha do conhecimento, de tal forma a ampliar a formação prática e romper com processos formativos centrados em ambientes hospitalares, ambularoriais e de atenção básica. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do desenvolvimento de atividades de extensão e ensino realizadas pelo projeto de extensão "Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado". Método: As atividades de extensão e ensino consistem em consultas de enfermagem individualizadas, grupos e rodas de conversa, elaboração de materiais didáticos e criação de uma mídia social denominada "Adoleque". As atividades de ensino têm sido incorporadas no 4 período de graduação em enfermagem, contando com apoio da bolsista e voluntários citados. No âmbito do projeto materiais didáticos e educativos têm sido elaborados na perspectiva da promoção da saúde e prevenção de doenças. O projeto também busca parcerias com outros projetos de extensão, unidades acadêmicas e unidades de saúde, promovendo a interação com diferentes setores da sociedade. Resultados: A escola é cenario profícuo para producao do conhecimento, atuação numa perspectiva interdisciplinar e interprofissional. Nela é possivel trabalhar questões afetas aos adolescentes na linha da interseccionalidade, buscando redes de apoio que dialogam com a interesetorialidade. Observou-se um aumento da capacidade crítica e reflexiva dos participantes do projeto, tanto discentes quanto voluntários, contribuindo para torná-los uma referência na orientação e disseminação de informações relevantes para os adolescentes. A criação da mídia social "Adoleque" tem se mostrado oportuna na comunicação com esse público, oferecendo conteúdo validado pela ciência, contrapondo-se às plataformas acessada por eles, cujas informações por vezes não são confiáveis. A palavra adoleque originou-se da junção dos termos "adole" que remete a adolescência e "que" que refere-se as dúvidas e receios próprios desta faixa etária. Ela é alimentada pela bolsista do projeto e voluntários sob orientacão do coordenador do projeto. O projeto tem contribuído para romper com as bolhas do processo formativo abrindo canais de comunicação com outros espaços escolares, de tal forma a fortalecer a formação dos discentes, assim como fazendo com a que a universidade cumpra seu papel social de contribuir com o bem estar, com o desenvolvimento social e a diminuição das desigualdades sociais. Discussão: A presença de alunos de uma universidade pública nos espaços escolares contribui não apenas para a melhoria da saúde dos adolescentes, mas também para a formação humana. Ao estabelecer um diálogo interdisciplinar e interprofissional, o projeto não só fortalece a formação dos discentes, mas também ressignifica a prática educativa e assistencial, promovendo uma abordagem mais ampliada, integrada e em convergência com a realidade social. Além disso, a parceria com outras instituições e a criação da mídia social ampliam o alcance do projeto e sua capacidade de impacto, reforçando seu papel na promoção da saúde e na redução das iniquidades em saúde. Conclusão: O relato destaca a relevância do projeto de extensão Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado como uma estratégia efetiva para promover o bem-estar dos adolescentes e fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade, contribuindo para uma sociedade mais saudável e inclusiva. Ele representa uma importante iniciativa para promover o desenvolvimento integral de adolescentes em ambientes escolares, destacando a relevância da interdisciplinaridade e das parcerias interinstitucionais na promoção da saúde e na redução das desigualdades sociais.