RECONHECIMENTO DO DESCONFORTO E INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Izabella Christyne Rodrigues de Almeida
  • Co-authors
  • Franciele dos Anjos Santos , Gabriela Quintanilha Scofield da Silva , Isabelle Silva Cordeiro , Claudirene Milagres Araujo
  • Abstract
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    Introdução: As Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças e complicações. Entretanto, casos de maior complexidade como síndrome respiratória aguda grave em crianças tem aumentado e chegam à atenção primária. Os profissionais de saúde devem saber reconhecer os sinais de gravidades das doenças respiratórias pediátricas e iniciar o tratamento para estabilização inicial. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas ao realizar uma roda de conversa em uma Unidade Básica de Saúde sobre reconhecimento do desconforto e insuficiência respiratória em crianças. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado por acadêmicas de Enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde com 14 profissionais de Enfermagem.  A atividade foi uma demanda da gerente do serviço, visto o grande número de crianças com quadros respiratórios graves atendidos no serviço. Foram utilizados manuais da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Suporte Avançado de Vida em Pediatria para embasar as falas. As acadêmicas utilizaram vídeos de crianças com problemas respiratórios para que os profissionais pudessem identificar quais sinais devem ser observados e como a avaliação da gravidade deve ser feita. Resultados: Os técnicos de enfermagem e enfermeiros participaram ativamente da avaliação das crianças mostradas nos vídeos, identificando a gravidade ou melhora, pelos sinais respiratórios apresentados. Foram realizadas trocas de experiência sobre estratégias de posicionamento, manutenção da permeabilidade de via aérea e como oxigenar e tratar as crianças. Conclusão: A experiência da roda de conversa contribuiu para o aprendizado do acadêmico de Enfermagem e para a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde. A metodologia utilizada através dos vídeos foi fundamental para permitir interação, favorecer a comunicação, visualização do problema e aquisição de conhecimento. O reconhecimento precoce e tratamento adequado de emergências respiratórias são essenciais para todos os profissionais de saúde. 

  • Keywords
  • Crianças, Doenças Respiratórias, Atenção Primária à Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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