Apresentação: A educação permanente é essencial para o desenvolvimento contínuo dos enfermeiros, especialmente em ambientes hospitalares onde as demandas e complexidades dos cuidados estão sempre evoluindo. Este processo de aprendizado contínuo é crucial para que os enfermeiros se mantenham atualizados com as práticas mais recentes, aprimorem o pensamento crítico e as habilidades de tomada de decisão. Enfrentar desafios como a resistência antimicrobiana e a implementação de tecnologias de diagnóstico rápido são apenas alguns exemplos da importância da educação permanente na melhoria da prática de enfermagem e dos resultados dos pacientes. Os programas de educação permanente são reconhecidos mundialmente por seu papel na promoção da aprendizagem ao longo da vida e no desenvolvimento da autoconsciência entre os profissionais de saúde. ações fundamentais para acompanhar as inovações tecnológicas e os avanços científicos, reduzindo o número de iatrogenias e o aumento da segurança do paciente. Além disso, contribuem para um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente. A complexidade dos cuidados hospitalares exige alta competência técnica e interpessoal, e a educação permanente apoia a atualização constante de conhecimentos e habilidades, promovendo uma cultura organizacional de aprendizado contínuo e excelência no cuidado. Estudos enfatizam a importância da educação ética na criação de um clima ético saudável, com o treinamento em serviço impactando positivamente as metas climáticas éticas. Assim como, lacunas no planejamento e nas questões contextuais podem impedir a eficácia dos programas de educação médica continuada, destacando a importância de iniciativas de treinamento personalizado e bem estruturadas para promover as habilidades e competências profissionais dos enfermeiros. Além disso, foi demonstrado que práticas educacionais como o Arco de Maguerez sensibilizam os profissionais de saúde sobre os benefícios da educação permanente em saúde, facilitando a expansão do conhecimento e a construção de conhecimentos por meio de experiências e reflexões compartilhadas. As motivações para os enfermeiros que se envolvem na educação continuada são principalmente intrínsecas, impulsionadas pelo desejo de competência profissional e aprimoramento do conhecimento, ressaltando a necessidade de oportunidades educacionais contínuas para desenvolver habilidades e conhecimentos de enfermagem em ambientes hospitalares. Destaca a necessidade de estratégias educacionais contínuas para a formação e atualização dos enfermeiros, com métodos como treinamentos formais, simulações clínicas, programas de mentoria e o uso de tecnologias educacionais Para superar esses obstáculos Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as abordagens predominantes que promovem o aprendizado contínuo e o aprimoramento das competências dos enfermeiros. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo de revisão da literatura de caráter descritivo com abordagem qualitativa, permitindo a inclusão de estudos com diferentes metodologias para obter uma visão abrangente sobre o tema. A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas como PubMed e Scielo. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos dez anos, estudos empíricos e revisões que abordassem estratégias de educação permanente para enfermeiros em ambientes hospitalares, e artigos disponíveis em inglês, português ou espanhol, seguindo os descritores “Enfermagem”, “Hospitais” e “Educação Continuada”. Foram excluídos artigos que não atendiam aos critérios de inclusão ou que não apresentavam dados empíricos relevantes. A análise dos artigos selecionados foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, categorizando as estratégias de educação permanente e avaliando seus resultados e impactos descritos nos estudos. Resultados: Os resultados indicam que diversas estratégias de educação permanente têm sido implementadas em ambientes hospitalares, com variações diversas em termos de abordagem e eficácia. Entre as estratégias mais destacadas estão os treinamentos formais, que incluem cursos e workshops presenciais, geralmente focados em atualizações técnicas e procedimentos clínicos específicos. Esses treinamentos são frequentemente acompanhados de avaliações de desempenho e certificações, visando garantir a competência técnica dos enfermeiros. Outra abordagem amplamente utilizada é a aprendizagem baseada em simulações, que permite aos enfermeiros praticarem habilidades clínicas em um ambiente controlado e seguro. Estudos mostram que a simulação é eficaz não apenas para o desenvolvimento de competências técnicas, mas também para a melhoria das habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Além disso, a simulação contribui para a redução do estresse e aumento da confiança dos profissionais, especialmente em situações de alta complexidade e emergência. A aprendizagem informal, através de programas de mentoria e supervisão, também tem mostrado resultados positivos. Esses programas promovem o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre profissionais mais experientes e os novatos, facilitando a integração dos novos enfermeiros na equipe e a adaptação ao ambiente hospitalar. A mentoria tem sido associada à melhoria da satisfação profissional, retenção de pessoal e desenvolvimento de carreiras. A tecnologia também desempenha um papel crescente na educação permanente, com o uso de plataformas de e-learning e aplicativos móveis para fornecer conteúdos educacionais acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Essas ferramentas permitem uma maior flexibilidade no aprendizado, adaptando-se às necessidades individuais dos enfermeiros e possibilitando a atualização contínua de conhecimentos. Estudos indicam que a utilização de tecnologias educacionais pode aumentar significativamente o engajamento dos profissionais e facilitar a disseminação de informações importantes. Os desafios identificados na implementação dessas estratégias incluem a falta de recursos financeiros e de infraestrutura adequada, a resistência à mudança por parte dos profissionais e a sobrecarga de trabalho, que muitas vezes impede a participação em programas de educação permanente. Além disso, a necessidade de uma abordagem personalizada, que leve em consideração as diferentes necessidades e perfis dos enfermeiros, é frequentemente destacada como um fator crítico para o sucesso dos programas. Considerações finais: A tecnologia, em particular, tem transformado a educação permanente, proporcionando flexibilidade e acessibilidade por meio de e-learning e aplicativos móveis, permitindo que os enfermeiros acessem conteúdo educacional atualizado conforme sua conveniência. Contudo, a implementação efetiva desses programas enfrenta desafios, incluindo limitações financeiras e de infraestrutura, além da resistência à mudança e sobrecarga de trabalho entre os profissionais. A educação permanente em enfermagem é uma prática fundamental para assegurar a excelência no cuidado hospitalar, adaptando-se à evolução constante da ciência e da tecnologia, a importância do apoio institucional e o estabelecimento de uma cultura organizacional que valorize a aprendizagem contínua, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento profissional e à melhoria contínua da qualidade do cuidado aos pacientes, proporcionando uma assistência qualitativa, holística e integral.