Jardim Medicinal Ananda como instrumento de educação popular em saúde: encontros e partilhas para viver melhor

  • Author
  • Janine Fregapani Barbosa
  • Co-authors
  • Patrícia Lane Araújo Reis , Carina Lima Ferreira , Ana Claudia Honório Freitas
  • Abstract
  •  

    O Jardim Medicinal Ananda é um projeto desenvolvido pela instituição Amurt Amurtel, uma Organização da Sociedade Civil, que executa programas e projetos de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos há 30 anos no Brasil. Esse projeto tem por objetivo principal promover a educação popular em saúde a partir do jardim medicinal Ananda. O público participante é adulto e moradores do território do extremo sul de Porto Alegre/RS.

          Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, um grupo pela manhã e outro à tarde, totalizando 14 participantes com idades que variam de 26 a 75 anos, grau de escolaridade desde analfabetos a graduados. Todos explicitam algum tipo de queixa em relação à saúde física e alguns apresentam questões de saúde mental de nível leve a médio grau. Os grupos são orientados por uma bióloga/educadora em saúde que juntamente com os participantes dos grupos sugerem ações a serem realizadas no jardim conforme as demandas vão surgindo. Depois disso são alinhadas as ideias e iniciam-se as ações que normalmente são atividades práticas de manutenção e construção de novos canteiros, manejo do solo, tratos culturais, produção de mudas de plantas medicinais, construção de elementos para o jardim como bancos e bancada com sobras de madeiras e pedras disponíveis na instituição. Em dias de chuva os encontros ocorrem em sala de aula e são aproveitados para as atividades teóricas de planejamento dos espaços verdes da instituição, assim como, são sugeridas coletivamente ideias para serem aplicadas nos seus terrenos de moradia ou em vasos para quem mora em apartamento. Além disso, são abordados temas sobre identificação botânica, etapas e formas de processamento doméstico de plantas medicinais que englobam colheita, secagem, armazenamento e aspectos da qualidade dessas plantas a serem usadas como remédio.

    O jardim tornou-se um espaço de encontros e partilhas para viver melhor, além disso, fornece plantas medicinais para a comunidade com orientação de uso seguro. A cada encontro se observa alguma melhora na saúde das pessoas e algo que chamou a atenção foi ver que o manuseio com a terra e as plantas gera mais coordenação motora, percepção, foco, atenção e compreensão das ações realizadas. Há também uma vibração positiva e empática entre a maioria dos participantes, formando um coletivo solidário do qual um auxilia o outro em resoluções de problemas do cotidiano. 

    O projeto do jardim medicinal ananda vislumbra contribuir para o despertar da essência humana, a partir da conexão com a terra e o contato com a natureza, muitas vezes adormecida pelas circunstâncias da vida. Esse espaço já é considerado muito potente para instigar e refletir sobre as possibilidades de cuidado em saúde de forma autônoma e integral.

     

     

  • Keywords
  • jardim medicinal, plantas medicinais, prática integrativa e complementar em saúde, educação popular em saúde, terapia de jardinagem, saúde pública
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back