PROJETO HAINNOVPREV: UMA EXPERIÊNCIA TRANSNACIONAL DE APRIMORAMENTO DO ENSINO SOBRE CULTURA DE SEGURANÇA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Author
  • MARGARETH CRISTINA DE ALMEIDA GOMES
  • Co-authors
  • LIZANDRA QUINTILIANO DE CARVALHO , ANA CAROLINA BARBOZA BRANDÃO , LUCIENE MUNIZ BRAGA , ELISABETE PIMENTA ARAÚJO PAZ , SABRINA DA COSTA MACHADO DUARTE , FRANCIMAR TINOCO DE OLIVEIRA , PRISCILA BRIGOLINI PORFÍRIO FERREIRA , EQUIPE HAINNOVPREV
  • Abstract
  • No âmbito do currículo de graduação em Enfermagem, trabalhar as competências curriculares para formação profissional se mostra um caminho potente para sensibilizar discentes e docentes quanto à responsabilidade de aprender a fazer e aprimorar práticas assistenciais preventivas. A dimensão do "aprender a fazer" conecta-se diretamente com o conhecimento e reconhecimento dos erros e falhas que podem ocorrer durante a prestação do cuidado, cabendo ao enfermeiro propor medidas para evitar danos aos pacientes. Assim, se mostra imprescindível a promoção e a sustentação de uma cultura de segurança nos serviços de saúde, ensinada desde a graduação. Neste sentido, o presente trabalho versa sobre a experiência de cooperação técnica internacional realizada entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, financiada com recursos do Edital Erasmus + da União Europeia. Com o objetivo de incentivar a tematização da cultura de segurança para o desenvolvimento de boas práticas em serviços de saúde, a referida cooperação promove o aprimoramento da graduação em Enfermagem por meio da aposta em estratégias pedagógicas inovadoras. O projeto foi denominado pela sigla HAInnovPrev e reúne quatro países, sendo dois latino-americanos (Brasil e Peru) e dois europeus (Portugal e Espanha), mediante seis diferentes instituições que têm o desafio de qualificar o ensino-aprendizagem sobre infecções relacionadas à assistência à saúde em seus currículos de graduação. Com vistas a produzir um modelo de ensino adequado ao contexto latino-americano, o projeto HAInnovPrev aposta no uso de cenários de simulação para propulsionar boas práticas, ancoradas em evidências científicas nacionais e internacionais, tendo sua tramitação ética acontecido sob o Parecer CAAE 71248323.3.1001.5153. Para avaliar os cenários, foram realizados grupos focais com docentes, discentes e enfermeiros preceptores vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Viçosa - as duas universidades brasileiras participantes do projeto de cooperação internacional - de modo a cunhar estratégias de ensino-aprendizagem baseadas em um cultura de segurança, conforme necessidades do país. Após, o Projeto HAInnovPrev prevê, para o ano de 2025, a publicação de um modelo de ensino para incentivar a adoção das práticas inovadoras de ensino-aprendizagem propostas em toda a América Latina. Ao abarcar princípios éticos e humanísticos da profissão, o Projeto HAInnovPrev oportuniza experiências promotoras de atenção integral à saúde dos usuários, incentivando os acadêmicos a refletirem sobre a realidade social e engajarem-se em formas de cooperação que potencializem os resultados de suas ações a favor da segurança do paciente. Acredita-se que experiências de internacionalização na graduação possam oportunizar o uso de metodologias dialógicas que favoreçam a diversificação dos saberes discentes e docentes, bem como a inovação das práticas de ensino-aprendizagem em prol do aprimoramento dos currículos de formação de profissionais do Ensino Superior.

  • Keywords
  • Currículo, Educação em Enfermagem, Segurança do paciente
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back