PRÁTICA OBSTÉTRICA: VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-PARTO, PARTO E PÓS-PARTO

  • Author
  • Juracir Geane da Silva
  • Co-authors
  • Bruna Vasconcelos Falcão , Enya Nunes Tobias , Laysa Gomes dos Santos , Alba Maria Bomfim de França
  • Abstract
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    APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: As práticas de ensino clínico consistem em uma ferramenta essencial e indispensável na formação acadêmica, pois permitem aos discentes a visualização em primeira mão e a concretização do que foi abordado em teoria, possibilitando aplicar os conhecimentos em situações reais. No âmbito da obstetrícia, vários aspectos que envolvem a assistência ao parto são abordados em sala de aula e precisam de aprofundamento prático. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é descrever a vivência de acadêmicos de Enfermagem na assistência ao pré-parto, parto e pós-parto (PPP), durante aulas práticas de obstetrícia. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Relato de experiência de um grupo de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no contexto das aulas práticas da disciplina de Bases Integrativas para Assistência em Saúde IV, no módulo de obstetrícia, realizadas em uma maternidade de alto risco, referência no Estado de Alagoas. RESULTADOS: As aulas práticas permitiram que os estudantes pudessem visualizar como ocorre, no cotidiano clínico, a assistência prestada à gestante, além de como o fluxo de serviços é estruturado e a existência de desafios pertinentes a essa realidade, contribuindo para o fortalecimento de senso crítico. Foi possível observar que as salas “PPP” foram estruturadas visando o máximo de conforto e segurança para as parturientes e seus bebês. Cada uma delas está equipada com um berço adequado, um banheiro privativo e uma gama de recursos projetados para facilitar o parto normal, incluindo acessórios como bola de pilates, cavalinho obstétrico e escada. O foco, portanto, está na parturiente, com uma abordagem que preza pelo acolhimento e assistência respeitosa e humanizada em todas as etapas do processo de parto, proporcionando uma experiência positiva para os envolvidos. Durante a assistência às gestantes, as avaliações detalhadas incluem ausculta dos batimentos cardiofetais, avaliação da dinâmica uterina e dos sinais vitais maternos, além do monitoramento de perdas vaginais. Após o nascimento, procedimentos mínimos são realizados para estimular a produção de ocitocina, com o bebê em contato pele a pele com a mãe, bem como a avaliação geral do recém-nascido por parte da equipe e o registro de suas medidas. Ademais, também é realizada uma monitorização periódica da mãe e do bebê, até que ambos, uma vez decorrido o tempo ideal, são deslocados da sala “PPP”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto, o relato ressalta a importância da assistência planejada e humanizada nos períodos de "PPP", prestada à parturiente. Além disso, conclui-se que a utilização da didática de exposição prévia às práticas de enfermagem no setor de obstetrícia contribuiu positivamente no processo de aprendizado dos discentes e na qualificação de sua assistência como futuros profissionais.

  • Keywords
  • Estudantes, Obstetrícia, Parto
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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