EDUCAÇÃO EM SAÚDE E HUMANIZAÇÃO NA UTI PEDIÁTRICA DURANTE O ESTÁGIO NO HOSPITAL DA REGIÃO OESTE DO PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • LUCICLEIDE KUBICZEWSKI GOTO
  • Co-authors
  • YURI JULIAN SOUSA DA SILVA , LUCAS SANTOS DE ARAÚJO , MÔNICA KARLA VOJTA MIRANDA
  • Abstract
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    Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica é um setor hospitalar destinado ao atendimento de crianças com condições de saúde graves, que necessitam de cuidados intensivos e monitoramento constante. Este ambiente é caracterizado por alta complexidade, exigindo não apenas competências técnicas da equipe de saúde, mas também uma abordagem humanizada e educativa para proporcionar um cuidado integral às crianças e suas famílias. Este relato de experiência aborda as atividades e observações realizadas durante um estágio no hospital da região oeste do Pará, destacando a importância da educação em saúde e da humanização no cuidado pediátrico. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica de estágio na UTI Pediátrica, enfatizando as práticas de educação em saúde e humanização desenvolvidas. Metodologia: Este relato de experiência foi baseado nas atividades desenvolvidas durante o estágio na UTI Pediátrica de um hospital na região Oeste do Pará. As atividades incluíram a observação e participação no cuidado diário das crianças, interação com as famílias, e envolvimento em iniciativas de educação em saúde. A coleta de dados foi feita por meio de anotações diárias e discussões com a equipe de saúde, permitindo uma análise qualitativa das práticas e experiências vivenciadas. Resultados: Durante o estágio, foram observadas diversas práticas de humanização que contribuíram para o bem-estar das crianças e suas famílias. A equipe de saúde demonstrou empatia e atenção às necessidades emocionais dos pacientes, criando um ambiente acolhedor e seguro. Além disso, foi promovida a inclusão das famílias no cuidado, incentivando a participação ativa e o fortalecimento dos vínculos afetivos. A educação em saúde foi uma ferramenta fundamental para capacitar os pais e responsáveis sobre os cuidados necessários para a recuperação e manutenção da saúde das crianças. Foram realizadas sessões educativas sobre temas como a importância da higiene, administração correta de medicamentos, e reconhecimento de sinais de complicações. Essas ações visaram empoderar as famílias, promovendo um cuidado contínuo e seguro durante internação e após a alta hospitalar. Entretanto, foram identificados desafios significativos, como a falta de recursos materiais e a necessidade de capacitação contínua da equipe de saúde em práticas humanizadas e educativas. A sobrecarga de trabalho também foi um fator limitante, dificultando a implementação de algumas iniciativas de educação em saúde. Considerações Finais: A experiência de estágio na UTI Pediátrica evidenciou a importância da humanização e da educação em saúde como componentes essenciais do cuidado integral. As práticas observadas e desenvolvidas contribuíram para a criação de um ambiente mais acolhedor e seguro, favorecendo a recuperação das crianças e o bem-estar das famílias. No entanto, a superação dos desafios identificados requer investimentos em recursos materiais, capacitação contínua da equipe e políticas de saúde que priorizem a humanização e a educação em saúde. Esta experiência reforça a necessidade de um cuidado pediátrico que vá além das competências técnicas, integrando práticas que valorizem o aspecto humano e educativo. A inclusão das famílias no processo de cuidado e a promoção da educação em saúde são fundamentais para o empoderamento e a garantia de um cuidado contínuo e eficaz.

  • Keywords
  • Educação, Saúde, Humanização, UTI Pediátrica, Cuidado Integral.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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