A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NA AMAZÔNIA

  • Author
  • LUCICLEIDE KUBICZEWSKI GOTO
  • Co-authors
  • YURI JULIAN SOUSA DA SILVA , LUCAS SANTOS DE ARAÚJO , MÔNICA KARLA VOJTA MIRANDA , RENÊ SILVA PIMENTEL
  • Abstract
  • Introdução: O estágio curricular é uma etapa essencial na formação dos discentes de enfermagem, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este estudo relata a experiência de estudantes durante um estágio em um hospital público de média e alta complexidade de Santarém, no Oeste do Pará, na área de Urgência e Emergência. O objetivo foi compreender a percepção dos acadêmicos sobre a aprendizagem durante essa experiência, explorando os desafios enfrentados e as oportunidades de desenvolvimento profissional. O estágio é uma oportunidade crucial para os estudantes aplicarem teorias aprendidas em sala de aula e desenvolverem habilidades clínicas essenciais. Desenvolvimento: Durante os dias de estágio, os acadêmicos foram expostos a uma variedade de atividades, começando pela triagem inicial dos pacientes até a observação direta das práticas de atendimento e intervenção em situações críticas. Este hospital opera no método “porta fechada”, atendendo apenas seus funcionários e pacientes crônicos. Os estagiários acompanharam o processo de triagem, interagiram com pacientes e familiares e foram orientados por enfermeiros experientes. Além das observações diretas, os estudantes participaram de reuniões da equipe, onde discutiam os casos e as estratégias de atendimento. Os desafios enfrentados incluíram a superlotação do setor de acolhimento e a escassez de recursos básicos, como medicamentos e materiais médicos. Problemas na comunicação entre a equipe de saúde e os pacientes e deficiências na estrutura física do hospital também foram observados. A falta de materiais essenciais frequentemente forçava a equipe a improvisar soluções, o que acrescentava uma camada adicional de estresse ao ambiente de trabalho. Resultados: Os estudantes destacaram a importância da comunicação efetiva na prestação de cuidados de saúde, enfatizando a necessidade de estabelecer uma relação de confiança e respeito com os pacientes. A coleta precisa de informações durante a triagem foi identificada como crucial para garantir uma intervenção eficiente. No entanto, os desafios estruturais enfrentados, como a falta de recursos e a superlotação, geraram sentimentos de frustração e impotência entre os estudantes. Eles se viram confrontados com a difícil realidade do sistema de saúde pública, onde a alta demanda por serviços supera a capacidade de atendimento. As dificuldades na comunicação muitas vezes resultavam em mal-entendidos e na necessidade de repetir procedimentos, aumentando o tempo de atendimento e desgaste da equipe. Considerações Finais: Este estudo apresentou uma análise detalhada das vivências dos acadêmicos durante o estágio em Urgência e Emergência hospitalar. Além de destacar os obstáculos encontrados, a experiência prática proporcionou oportunidades significativas de aprendizado e desenvolvimento profissional. Ficou evidente a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, equipe e treinamento para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. A superação desses desafios não só beneficiará os pacientes, mas também ajudará no crescimento e fortalecimento do sistema de saúde como um todo. Recomenda-se a implementação de políticas de saúde que melhorem as condições de trabalho e proporcionem suporte contínuo à equipe de enfermagem. Melhorias estruturais, como a expansão das instalações e a aquisição de mais recursos, são fundamentais para reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar a qualidade do atendimento prestado.

  • Keywords
  • Estágio Curricular, Urgência e Emergência, Enfermagem, Formação Profissional, Sistema de Saúde Pública.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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