Implantação de um núcleo de Telessaúde no Estado do Pará: Perspectivas e Desafios.

  • Author
  • Juliana Reis Almeida
  • Co-authors
  • Leidiana de Jesus Silva Lopes , Alessandra Gomes Larrat , Matheus Marins Damasceno do Carmo
  • Abstract
  • A expansão da Saúde Digital à nível mundial traz muitas perspectivas positivas à área da saúde, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, visto que o percentual disponível de serviços não abrange a necessidade populacional. Posto isso, em 2022, com incentivo do Ministério da Saúde,  foi iniciado NO PARÁ, o desenvolvimento do Núcleo de Telessaúde vinculado à  Universidade Federal do Pará,  o qual tem como intuito auxiliar a Atenção Primária em Saúde do Estado do Pará,  tanto por meio do fornecimento do serviço de Telediagnóstico em Teledermatologia e Tele-eletrocardiograma, serviço esse que pode auxiliar o sistema de regulação, evitando encaminhamentos à atenção especializada e deslocamentos desnecessários de pacientes dos municípios à capital, quanto pelo  processo de educação permanente de profissionais para a tomada de decisões, com esclarecimentos sobre dúvidas clínicas, ou sobre processos de trabalho, a partir da Teleconsultoria. Objetivo: Evidenciar o processo de implantação do Núcleo de Telessaúde- Ufpa, esclarecendo as perspectivas e desafios, de janeiro de 2022 até abril de 2024.   Desenvolvimento:  Trata-se de um estudo descritivo, com utilização da base de dados do próprio Núcleo de Telessaúde- UFPA. Resultados: Durante o ano de 2022 não houve adesão significativa dos gestores de saúde municipais ao projeto, seja pela falta de conhecimento sobre o serviço, seja pela dificuldade de acesso à internet em alguns municípios ou pela ausência de capacitação profissional para o uso da plataforma, visto que a capacitação presencial depende de viagens de longas distâncias, envolvendo o transporte por terra ou por água. Essas dificuldades podem ser evidenciadas pelos baixos números gerais de utilização dos serviços (6 solicitações de Teledermatologia, 0 de Tele-eletrocardiograma e 0 de Teleconsultorias). Por outro lado, em 2023, com novas estratégias de divulgação a equipe do núcleo realizou visitas aos municípios para apresentar à gestão o serviço e capacitar presencialmente os profissionais para o uso da plataforma, o que resultou em maior adesão dos municípios ao projeto e maiores números de utilização dos serviços fornecidos pelo Núcleo (192 solicitações de Teledermatologia, 898 de Tele-eletrocardiogramas e 873 de Teleconsultorias). Ainda nesse contexto, nos 4 primeiros meses de 2024 o Núcleo de Telessaúde UFPA já mostra resultados ainda melhores que os de 2023, devido à maior adesão da capital do Estado, Belém, e de incentivos ainda maiores das gestões (391 solicitações de Teledermatologia,  664 de Tele-eletrocardiograma e 577 de Teleconsultorias). Considerações finais: A partir da análise dos dados, pode-se notar que apesar dos desafios que permeiam a implantação da Saúde Digital no Estado do Pará, os esforços realizados para transformar a realidade da Atenção Primária em Saúde na região têm fornecido resultados importantes, evidenciados pelo crescimento da utilização dos serviços ao decorrer dos anos.

  • Keywords
  • Telessaúde, Telediagnóstico, Teleconsultoria
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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