REESTRUTURAÇÃO DAS FORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPAÇO INTEGRADO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E MÉDICA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CAMPO GRANDE- MS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Author
  • Claudinei Ferro Souza
  • Co-authors
  • Jeferson Moraes Mota , Thais Aline Padua do Nascimento de Arruda , Ivone Cardoso de Moura , Beatriz da Silva Oliveira , Hugo Alves Sant'Anna , Jéssica Isabel Espinoza da Silva , Luciana Cristina Freixo dos Santos , Alyssa Maria Fernandes Shimizu
  • Abstract
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    Ao longo das últimas décadas, uma revolução tecnológica tem transformado significativamente nossa forma de viver, especialmente no século XXI. Essa mudança afetou diversas áreas, incluindo a educação, onde as tradicionais salas de aula foram redesenhadas pela crescente demanda por informações e o surgimento de novas tecnologias e dispositivos eletrônicos. Nesse contexto, tornou-se evidente a necessidade de repensar o modelo de ensino baseado exclusivamente na leitura e discussão de artigos, que muitas vezes relegava os alunos ao papel passivo de meros receptores de informações, sem espaço para uma verdadeira troca de conhecimentos. Para lidar com esses desafios, foi estruturado o Espaço Integrado da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência em Medicina de Família e Comunidade na Unidade de Saúde da Família Alfredo Neder - Coophavila II, em Campo Grande/MS, que adotou uma abordagem inovadora no ensino. Através da implementação de metodologias ativas, o objetivo era não apenas melhorar o ambiente de aprendizado da residência, mas também desenvolver propostas para aprimorar o cuidado em saúde e a relação interprofissional. Essas metodologias desafiam os estudantes a assumirem um papel mais ativo na construção do conhecimento, enquanto os professores atuam como facilitadores desse processo. A preceptoria desempenha um papel crucial, orientando os residentes e integrando valores éticos e práticos. Isso amplia o aprendizado dos residentes, capacitando-os para lidar com uma variedade de demandas e casos complexos, ao mesmo tempo em que promove uma abordagem inovadora no cuidado de saúde. A reestruturação do Espaço Integrado foi precedida por um estudo e planejamento pedagógico, envolvendo reuniões entre preceptores e outros colaboradores, incluindo o supervisor da unidade. Foi adotada uma abordagem de metodologia ativa, baseada em experiências reais ou simuladas para resolver desafios da prática social. Os encontros foram organizados em torno dos atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde, utilizando métodos como o Método do Arco de Charles Maguerez, Espiral do Conhecimento, Estudo de Caso e Sala de Aula Invertida. Com a implementação dessas mudanças, os residentes foram divididos em turmas para participar dos encontros semanais, o que possibilitou um aprendizado compartilhado e prático. Essa reestruturação não só melhorou a organização das atividades, resolvendo questões como agendamento de salas e uso de equipamentos, mas também permitiu uma aplicação mais direta dos conceitos aprendidos na prática cotidiana. Além dos benefícios para os residentes, os preceptores também foram impactados positivamente, expandindo suas habilidades como educadores em saúde. Essa abordagem inovadora destaca a importância do contínuo aprimoramento tanto dos residentes quanto dos preceptores, contribuindo para a capacitação e inovação em diversos campos profissionais. A reestruturação do Espaço Integrado eleva os padrões de ensino-aprendizagem, promovendo uma conexão mais estreita entre teoria e prática e enfatizando a importância do compartilhamento do conhecimento.

  • Keywords
  • Espaço Integrado, Reestruturação, Residentes, Preceptores., Atributos.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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