ESTRATÉGIAS DE ADESÃO À VACINAÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE: Uma Experiência de Acadêmicos de Medicina

  • Author
  • Henrique Mendes Quintão
  • Co-authors
  • Ana Luísa Dantas de Oliveira , Clara Moretzsohn Neuenschwander , Eduarda Sophia de Melo Almeida , Esther Secunho Silva Tavares , Marinna Beatriz Roberto Aleixo , Larissa Pacheco Cabral , Shirlei Barbosa Dias
  • Abstract
  • Apresentação: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe mata mais de 500 mil pessoas por ano. A familiarização da doença somada à baixa adesão à vacinação expõe a necessidade de desenvolvimento de estratégias para informação e sensibilização da sociedade sobre essa temática. Nesse âmbito, atrelado à importância da informação segura e com embasamento científico, faz-se necessário ações efetivas para favorecimento de adesão da população às campanhas e à rotina de vacinação. Foi assim, que acadêmicos de Medicina se inspiraram na construção de um suporte à essa demanda, identificada em uma Unidade Básica de Saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Medicina em ações relacionadas à campanha de vacinação em uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, fruto de uma ação extensionista da disciplina Práticas de Saúde Coletiva, dos estudantes do 2º período do curso de Medicina de uma faculdade particular de Belo Horizonte/MG. A partir da identificação da baixa adesão à vacinação dos usuários da área de abrangência de uma unidade básica de saúde da capital mineira, os estudantes, acompanhados por uma docente, realizaram ações relacionadas às campanhas de vacinação contra a Influenza e Covid-19. Tal experiência aconteceu nas manhãs de quartas feiras dos meses de abril e maio de 2024 e o grupo se dividia em duas etapas concomitantes: o de sala de espera e o de administração das referidas vacinas. Uma sala anexa à sala de vacinação rotina foi montada para atendimento dos usuários, pelos estudantes e professora. Inicialmente a proposta foi apoiar a vacinação contra Influenza e se ampliou para a Covid-19, com a chegada do imunobiológico no serviço. Na sala de espera, eram distribuídos folhetos informativos e, além da disponibilização para orientações, os estudantes convidavam e conduziam os usuários para a sala de vacina, responsabilizando-se também pela triagem e registros necessários até a aplicação da(s) vacina(s) e orientações cabíveis. Em todo o momento, os estudantes interagiram com o público alvo, professora e a equipe local, proporcionando um ambiente confortável, seguro e com privacidade. Resultados: No período supracitado, os alunos conseguiram atingir aproximadamente 200 pessoas, entre idosos, crianças, profissionais da área da saúde e público em geral, nas quais foram realizadas 81 doses de vacinas, sendo 68 de Influenza e 13 da Covid-19 (nova vacina da Moderna). Compreendendo a sala de espera como espaço de promoção da saúde, estima-se que os usuários impactados tornaram-se multiplicadores de informação. Considerações finais: Ações de extensão proporcionam aos alunos a atuação para além das salas de aula, articulando prática do conhecimento científico, promovendo troca de saberes e contribuindo com a sociedade. Além disso, através da vivência na campanha de vacinação foi possível perceber a importância da atuação do profissional frente à informação com credibilidade e base científica, bem como da experiência adquirida quanto acadêmicos e futuros médicos.

     

  • Keywords
  • Campanha de vacinação; Sala de espera; Extensão comunitária.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back