A questão da formação representa um dos maiores desafios da saúde na atualidade.A formação para a saúde de profissionais com perfil e habilidades que atendam os princípios e diretrizes dos sistemas de saúde, se constitui numa estratégia importante e necessária para a qualificação dos sistemas de saúde. O distanciamento entre as práticas formadoras e as diretrizes do sistema de saúde brasileiro tem gerado mudanças pouco significativas nas práticas de cuidado, na democratização da gestão e na politização do controle social. Este distanciamento tem se constituído objeto de preocupação dos Ministério da Saúde, Ministério da Educação e das instituições formadoras.
Para enfrentar essa situação,em 2004,foi instituída a política de formação para a saúde no Brasil denominada Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.Trata-se de uma proposta de ação estratégica que visa contribuir para transformar e qualificar as práticas de saúde, a organização das ações e dos serviços de saúde, os processos formativos e as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde, quer sejam da área pública ou privada. A política ministerial para a área de saúde mental tem exigido, cada vez mais, que se crie estratégias para a consolidação de uma política de saúde mental coerente com os princípios do SUS e da reforma psiquiátrica e se pense a integralidade do cuidado em saúde mental de forma longitudinal e articulado com os pontos de atenção que compoêm as Redes de Atenção Psicossocial.
Nesse contexto o objetivo da proposta é qualificar profissionais na área de saúde mental, considerando os pressupostos do SUS e da Política Nacional de Saúde Mental, para a gestão cuidado e para avaliação, condução e formulação das políticas públicas de saúde mental. Para isso foi elaborado uma proposta de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental Coletiva, com 360 h/aula para profissionais de diferentes áreas de conhecimento. A construção da proposta pedagógica e contou com a participação de três discentes, das áreas da Psicologia, do Serviço Social e da Enfermagem com experiência profissional no campo da Saúde Mental. A grade curricular do curso foi desenvolvida em torno de dois eixos temáticos um que aborda os conhecimentos específicos na área de Saúde Mental Coletiva e o outro que aborda conhecimento Transversal no campo da Saúde. As disciplinas foram agrupadas em cinco módulos temáticos. Foi incluído na grade curricular, disciplina que prevê a imersão dos estudantes em serviços de saúde mental com carga horária que perfaz 22,2 % da carga horária total do curso. Os professores convidados para ministrar as disciplinas são profissionais que possuem conhecimento teórico-prático, o que possibilitou uma aproximação importante com o mundo do trabalho.
Os principais resultados evidenciados na formação de especialistas em saúde mental são: o conhecimento ampliado do processo saúde-doença no que se refere aos transtornos mentais, focalizando os diferentes aspectos da vida social, bem como, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias para o planejamento e a execução de propostas interventivas e de atenção integral dentro do paradigma da Reforma Psiquiátrica e das diretrizes do Ministério da Saúde e Educação.