Vivências de Acadêmicos de Enfermagem: Contribuições de um Projeto de Extensão em uma comunidade rural

  • Author
  • Juciane Queiroz Marques
  • Co-authors
  • Elizete Tavares Magalhães , Ricardo Fonseca Farias , Adriane Gama de Lima , Gabriel Ferreira de Brito
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: A formação acadêmica em enfermagem por meio de programas de extensão universitária vai além dos limites das salas de aula, estendendo-se para a comunidade favorecendo assim uma maior proximidade com a vivência profissional. Essas experiências são fundamentais para a formação, permitindo adquirir uma compreensão das necessidades da comunidade. Esta interação prepara os futuros profissionais de enfermagem para os desafios e responsabilidades da profissão, capacitando-os a contribuir de maneira significativa para a saúde e o bem-estar da população. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem de uma instituição privada de Manaus acerca de um projeto de extensão universitária em uma comunidade rural.

    DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo exploratório do tipo relato de experiência, realizado por meio de um projeto de extensão em uma comunidade rural no período de março a abril de 2024. Foram seguidas etapas para a realização, definição de objetivos e metas, planejamento e execução. As atividades realizadas na ação incluíram: consultas de enfermagem, aferição de sinais vitais, orientações sobre planejamento familiar, realização de exames preventivos e educação em saúde.

    RESULTADOS: A experiência permitiu interações com os moradores por meio de palestras de educação em saúde e consultas de enfermagem, proporcionando assistência e orientação sobre a prevenção de problemas de saúde, como infecções sexualmente transmissíveis, além de abordar métodos contraceptivos e educação sexual para evitar gravidez indesejada. Foi possível observar que a comunidade apresentava conhecimento limitado sobre o assunto, mas demonstrou interesse nas temáticas. A falta de gestantes na comunidade foi notada, sendo relatado que elas frequentemente buscam assistência na capital do estado, enfrentando desafios de continuidade e qualidade nos cuidados de saúde. A oferta de serviços de saúde nessas áreas é intermitente devido à concentração de serviços na área urbana e às dificuldades de acesso à comunidade. Foi evidente a importância das ações de saúde nas comunidades, em contraste com a realidade urbana. Este contato proporcionou o aprimoramento das capacidades gerenciais necessárias na profissão.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS: A extensão universitária desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes de Enfermagem, enriquecendo seus currículos acadêmicos e proporcionando experiências práticas significativas. Durante a ação, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma variedade de atividades de enfermagem, como consultas e educação em saúde, sob a supervisão de professores. Embora desafios como a falta de acesso contínuo aos serviços de saúde tenham sido observados, essas experiências permitiram aos alunos compreender melhor a importância da assistência em ambientes desafiadores. Vale destacar a necessidade de criação e implementação de políticas públicas voltadas para as comunidades rurais.

     

  • Keywords
  • Extensão Comunitária, Comunidade rural, Enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back