UMA IMERSÃO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL COMO GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Hemilly Kathielen Lima Nascimento
  • Co-authors
  • Cleo Aimê Silva Santos , Simone da Silva Oliveira , Rebeca Santos Santana , Daniele Ramos Rodrigues , Engracia Figueredo Lima
  • Abstract
  •  

    O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é essencial para o sistema de saúde, fornecendo cuidados imediatos a vítimas de diversos agravos, em situação de urgência e emergência, antes da chegada ao hospital. Com capacidade de salvar vidas e reduzir sequelas, o APH, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza intervenções rápidas, para estabilizar pacientes em estado grave. O estudo objetiva descrever a imersão de graduandos do curso de enfermagem  de uma instituição de ensino superior privada durante um estágio supervisionado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192). Trata-se de um relato de experiência que descreve a aproximação discente dos campos de práticas, através de estágios curriculares no contexto de um SAMU - 192, localizado no interior da Bahia que dispões de duas Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, para atender uma configuração Regional com cobertura de 34 municípios. Durante o cumprimento da carga horária prevista, os discentes foram acolhidos no serviço, acompanhados de preceptoras, realizando o reconhecimento do funcionamento e Infra estrutura da Central de Regulação das Urgências, instrumentos de trabalho, e trabalhadores que atuam na intervenção e gestão do serviço. Ainda na primeira semana participaram de uma reunião técnica, com o Núcleo de Educação às Urgências, para reconhecimento do Regimento Interno de estágio dos cursos de Enfermagem. Para a programação das atividades do plantão, era realizado, pela preceptora do dia, uma escala com distribuição dos discentes para atuarem na gestão do serviço, na prática assistencial e nas produções técnicas com busca de fontes de evidências (protocolos operacionais padrões, fluxograma de atendimento, controle/monitoramento do perfil de ocorrências). Participaram, ainda, de atendimentos diversos, como acidentes envolvendo o trânsito e emergências clínicas, realizando procedimentos de suporte básico e avançado de vida sob supervisão de profissionais experientes. A experiência exigiu um raciocínio crítico-reflexivo para a avaliação rápida dos usuários, administração de medicamentos, imobilização de fraturas e controle de hemorragias, além de desenvolver uma comunicação eficaz com a equipe e usuários. Os desafios incluíram a necessidade de decisões rápidas em situações de alta pressão e a gestão do estresse diante de casos graves e cenas inusitadas. Os discentes aproximaram-se de um aprimoramento significativo das habilidades técnicas, atitudinais e interpessoais, como empatia, trabalho em equipe e resiliência. Participaram ativamente de briefing e debriefing de situações reais de urgência. Assim, a imersão no cenário do SAMU - 192 é fundamental para uma formação interativa, consolidando a aproximação do ensino-serviço e comunidade, preparando os futuros profissionais para os desafios do atendimento de urgência e emergência, centrado na necessidade do usuário. A experiência favoreceu uma visão realista do exercício da enfermagem no contexto pré-hospitalar, balizada pela pesquisa, assistência e gestão.

     

  • Keywords
  • Atendimento pré-hospitalar móvel, estágio, relato de experiência.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back