Apresentação: O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o instrumento que descreve os processos de ensino-aprendizagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES). No campo normativo é instituído pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Ministério da educação e regulamentado pelo Conselho Estadual /Distrital de Educação. No âmbito dos Programas deResidências Multiprofissionais em Saúde (PRMS) o PPP expressa a prática pedagógica, dando direcionalidade a? gestão acadêmica e aos processos de ensino-aprendizagem. A Escola de Governo da Fiocruz (EGF) Brasília possui 5 Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, dentre eles o Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB), que tem como objetivo especializar profissionais de saúde, por meio da modalidade de formação ensino em serviço, com competências para desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS), compondo as equipes multiprofissionais, prioritariamente as da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e outras equipes multiprofissionais. O PRMAB nasce de um grande esforço de cooperação entre a Fiocruz Brasília e a Coordenação da Atenção Primária Saúde (COAPS) do Distrito Federal (DF), no ano de 2019, com o objetivo de ampliação da formação da força de trabalho para a ABS no DF, compreendendo seu papel de destaque no país. O DF dispõe de uma rede de serviços de ABS constituída por mais de 170 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abrigam aproximadamente 600 equipes de Saúde da Família (eSF) e mais de 50 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atualmente denominado e-Multi, constituindo-se um volume significativo de profissionais de saúde com qualificação acadêmica. O PRMAB da Fiocruz Brasília tem como base epistêmica a educação popular em saúde. Neste ensaio objetivamos descrever o percurso metodológico da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) realizada por meio de uma oficina com o corpo docente e discentes. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção coletiva e participativa do PPP da residência multiprofissional em atenção básica. Para a construção do relato de experiência utilizamos o método de sistematização de Holliday, que busca, por meio de narrativa, obter aprendizagens críticas a partir da práxis, enquanto processo socio- histórico em movimento. Narrar o vivido nos faz refletir que não basta estar no mundo, enquanto docente, mas nos posicionarmos nele. Essa proposta metodológica sugere alguns passos: O ponto de partida: viver a experiência; as perguntas iniciais; Recuperação do Vivido; Reflexões de Fundo e os Pontos de chegada. A vivência relatada ocorreu em agosto de 2024, a partir das narrativas produzidas na primeira oficina para elaboração do PPP. Tivemos como pergunta inicial e fio condutor da oficna: Como produzir um PPP de forma dialógica com a comunidade acadêmica tendo como referência a educação popular em articulação com a educcao permanente? Os recursos educacionais utilizados foram painéis integrados, círculo de cultura, oficina de trabalho e plenária participativa. A oficina de trabalho teve como objetivo discutir o perfil de competência dos egresso e do corpo docente e foi realizada a partir das questões problematizadoras: (1) quais as competências (habilidades, conhecimentos, atitudes e valores) necessárias para a formação crítico-reflexiva do profissional residente? e (2) Qual o papel dos preceptores, tutores e facilitadores no processo de formação ensino-serviço? Ocoletivo foi dividido em grupos e após as discussões produziram uma síntese narrativa das discussões. No ultimo dia da oficina os coletivos das oficinas realizaram o compartilhamento das atividades em grupo, com sistematização do Projeto Político Pedagógico e avaliação do processo vivenciado. Ao final foi realizado uma grande ciranda dos afetos produzidos no encontro.
Resultados: Participaram da 1ª oficina de elaboração coletiva e participativa do PPP aproximadamente 100 pessoas, entre, tutores, preceptores, docentes da Fiocruz Brasilia, coordenação pedagógica, profissionais de saúde residentes, egressos do PRMAB, convidados da COAPS do DF, gestores das UBS e técnicos do Ministério da saúde. A ofcina foi estruturada em três eixos: (1) Percurso histórico e sentidos produzidos no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília; (2) A Educação Permanente e a Educação Popular em Saúde como referencial teórico pedagógico na formação ensino-serviço e (3) perfil de competência do corpo docente e residentes para a formação crítico-reflexiva. As temáticas discutidas geraram propostas para ressignificar o currículo da residência, a partir da avaliação dos egressos da residência e as expectativas da nova turma. Também foi possível traçarmos o perfil do corpo docente, onde foram apontadas como essencial: capacidade de pensamento crítico sobre a realidade, ser mediador entre as necessidades da residência e do serviço, ter respeito a diversidade dos residentes e seu modo/tempo de aprendizagem, ter conhecimento do território e ser um articulador da rede intersetorial do território. Foi construído também o perfil de competência do egresso sendo apontada como características indispensáveis para sua atuação: a capacidade de articulação entre teoria e prática, saber trabalhar de forma colaborativa e interprofissional, ter criticidade sobre a realidade, ter respeito aos modos de existência da comunidade, entre outros. Considerações finais: A oficina permitiu a ressignificação do nosso PPP, dada a multiplicidade de olhares para a construção da identidade do PRMAB, uma vez que temos como diretriz a participação de toda a comunidade, buscando uma educação significativa e transformadora. Isso implica envolver os protagonistas, que de forma direta ou indireta, constituem o processo educativo. O coletivo apontou como potencialidades do encontro a possibilidade de dialogar sobre a integração de ensino-serviço como qualificação das práticas de cuidado e de ensino de acordo com a realidade; a importância de continuidade de espaços para qualificar as práticas, bem como a sensação de sair mais fortalecidos em defesa das residências para o fortalecimento do SUS apoiado na mudança do modelo de atenção com o objetivo de formar uma nova atenção primária á saúde. Embora o presente estudo aborde uma experiência local, ele apresenta potencialidades para subsidiar outras residências, que apoiem a formação de profissionais em serviço para o trabalho junto à rede SUS a partir do trabalho colaborativo e em rede.