Reconstrução da Comissão de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá

  • Author
  • Clara Maria Silva dos Passos
  • Co-authors
  • Rubenita da Silva Bastos
  • Abstract
  • Este trabalho vem mostrar os caminhos percorridos pela Comissão de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá, buscando sua reconstrução e visibilidade, apresentando as ações desenvolvidas no período de 2021 e 2024. Tudo aconteceu no meio de uma pandemia COVID-19, que teve seu início em março de 2020, nos impossibilitando de executar qualquer ação principalmente nos municípios. Em seguida no Amapá enfrentamos o apagão atingindo todos os municípios. Entretanto, mesmo com essas dificuldades, o CNS nos manteve com capacitações on-line.

    Esta comissão tem o dever de atuar na garantia da participação popular nas políticas de saúde reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde. A comissão buscou, primeiramente, executar políticas de trabalho que pudesse atender de maneira satisfatória e eficiente a capacitação dos novos conselheiros/as e suplentes do conselho Estadual de saúde, sobre a formação de multiplicadores para o fortalecimento do Controle Social no SUS e da atual gestão.

    Esta comissão vivia no anonimato, mas hoje é reconhecida, com várias histórias, com várias ações efetivadas, com um potencial muito grande e importante para o Controle Social e para o SUS, para usuários, comunidades, de modo geral conselheira(o)s, crianças, adolescentes, jovens, quilombolas, indígenas, deficientes, LGBTQI+. Estes segmentos tomaram ciência da existência da Comissão de Educação Permanente.

    Hoje a Comissão Intersetorial de educação Permanente para o Controle Social no SUS-CIEPCSS-CES-AP tem história, arquivo, respeitabilidade, reconhecimento e segue atuante fazendo relatoria nas Conferências de Gestão de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde dos Municípios. A coordenadora da Comissão Permanente representa o Conselho Estadual de Saúde no PEGETES/SESA-AP, representa o Conselho Estadual de Saúde na CIES. 

    Atualmente essa comissão se apresenta com uma nova roupagem, digna de se apresentar em qualquer espaço, em qualquer formação, em qualquer oficina, reconhecida pelo CNS, pelos municípios e pelo estado. A comissão iniciou com 12 membros/as, encerrou com 5 membra(o)s. Estabelecemos objetivos com metas definidas, as quais executamos com todo esforço com o intuito de alcançar uma das prioridades: Formação de Multiplicadores, com sua atuação voltada para a democratização do estado, pela garantia de direitos sociais para conselheiros/s, municipais, estaduais, de saúde, lideranças, movimentos e organização popular que atuam na luta pelos direitos humanos a saúde. 

     

     
     
  • Keywords
  • Reconstrução da comissão permanente
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back