INSERÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO EM HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O INTERNATO RURAL

  • Author
  • Júlia Pinheiro Campos
  • Co-authors
  • Julie Stephanny de Souza Gurgel Paranhos , Giulia Oliveira Santos , Beatriz Gonçalves Carvalho , Bruno Gonçalves Silva , Leila de Fátima Santos , Shirlei Barbosa Dias
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, principal causa de morbimortalidade no Brasil. Se não tratadas adequadamente levam à invalidez, com graves repercussões para o paciente, família e sociedade. A promoção de hábitos saudáveis a partir da educação em saúde desempenha um papel fundamental no controle e prevenção dessas enfermidades. O internato rural de enfermagem é uma experiência transformadora que promove a imersão prática na realidade da saúde da comunidade, permitindo conhecer os desafios e desenvolver estratégias para intervenção, contribuindo para um sistema de saúde mais eficaz e inclusivo. Assim, objetiva-se descrever a atuação de acadêmicas de Enfermagem na conscientização e prevenção de hipertensão e diabetes, durante o Internato de Saúde Coletiva em uma cidade rural. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A ação educativa foi desenvolvida em abril de 2024, durante um encontro do grupo de usuários hipertensos e/ou diabéticos, denominado “Grupo de Hiperdia”, em uma Unidade Básica de Saúde, localizada em um município da região centro-oeste de Minas Gerais. Os encontros acontecem mensalmente na Unidade, com o objetivo de manter um acompanhamento precoce e contínuo de pacientes em questão. Participaram 23 usuários, sendo 10 homens e 13 mulheres. Primeiramente, foi feita a aferição da pressão arterial e glicemia capilar em jejum. Em seguida, as acadêmicas realizaram uma roda de conversa abordando fatores de risco, sinais e sintomas, estratégias de prevenção e controle das doenças abordadas, com ênfase na alimentação saudável, na prática de atividades físicas, nos cuidados com os pés e na importância do tratamento adequado. Após a discussão do tema, foi realizado um jogo de perguntas para fixação dos conhecimentos, e como prêmio, foram distribuídas receitas de temperos caseiros saudáveis, para incentivar o consumo de verduras e legumes e desencorajar a ingestão de temperos industrializados. Ao final do encontro, foi oferecido um café da manhã saudável, para fortalecer o vínculo dos usuários a partir da confraternização. RESULTADOS: Foram identificados 10 participantes com a pressão arterial elevada e 9 com níveis altos de glicemia, evidenciando o desafio de manter o controle das condições crônicas e a importância de fazer o acompanhamento próximo desse grupo. Durante a ação educativa, os usuários foram muito participativos, esclarecendo suas dúvidas e compartilhando seus conhecimentos sobre o tema.  Essa experiência, no internato rural, possibilitou que as discentes conhecessem uma importante ferramenta para manejo de condições crônicas, capacitando-as para o desenvolvimento dessa atividade e ressaltando a necessidade contínua de atualização e aprimoramento profissional no desenvolvimento de estratégias para educação em saúde na atenção primária. CONSIDERAÇÕES FINAIS:  Assim, a inserção de acadêmicas de enfermagem nas atividades de educação e prevenção, no contexto do internato rural, demonstra-se fundamental para a formação de enfermeiros, uma vez que amplia sua autonomia e busca por conhecimentos. Além disso, favoreceu a identificação de fatores correlacionados à prevenção e manejo com contribuição para a equipe de saúde local. Essa imersão na realidade da comunidade, aliada ao aprendizado teórico, é crucial para preparar profissionais capacitados a lidar com os desafios da saúde pública.

  • Keywords
  • Promoção da saúde, Internato não Médico, Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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