Apresentação: Embora haja polissemia de significados em torno do currículo, comungamos com a concepção dos teóricos da educação crítica ao defender o currículo como um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social. Todo currículo é uma posição assumida por aqueles que o produzem, pois não existe educação neutra, a? medida que o ato de ensinar não pode ser uma prática destituída de valores. A organização dos currículos dos cursos da saúde tem potencializado o redimensionamento do ensino a? integração do serviço e comunidade para atuação eficiente no Sistema Único de Saúde, tendo as Residências Multiprofissionais em Saúde como estratégia de Educação Permanente em Saúde. Diante disso o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF) tem envidado esforços para construir seu currículo de forma participativa e colaborativa. Entender os serviços de saúde como cenário de aprendizagem é também reafirmarmos o compromisso com a efetiva participação popular no SUS. O PRMAB da Fiocruz Brasília tem como base epistêmica a educação popular em saúde. Objetivamos descrever o percurso metodológico da construção da matriz curricular, a partir da reflexão da nossa prática pedagógica. Desenvolvimento: Trata-se de uma análise crítica- reflexiva sobre a elaboração do currículo do PRMAB, por meio das narrativas produzidas a partir da práxis, enquanto processo socio- histórico. Narrar o vivido nos fez refletir que não basta estar no mundo, enquanto docente, mas nos posicionarmos nele. O desenho do currículo ocorreu de setembro a dezembro de 2023, a partir das narrativas produzidas na primeira oficina para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da análise crítica do modelo de currículo encontrado quando assumimos a CPP. A construção do currículo se deu a partir da pergunta problematizadora: Como produzir currículo por competência tendo como referência os atributos da ABS? Resultado: A construção do currículo se deu por meio de oficinas realizadas pela Comissão Política Pedagógica (CPP) do PRMAB. Nossa primeira tarefa foi a avaliação do currículo existente na EGF, que estava estruturado no modelo disciplinar. O currículo ancorou-se na aprendizagem significativa de forma a oferecer base para compreensão e proposição de soluções, estimulando a? reflexão sobre prática e sua aplicação nos territórios da ABS. O currículo foi estruturado em 9 módulo com as competências esperadas e os objetivos de aprendizagem relacionados a cada competência. A matriz ficou composta pelos módulos: Política Nacional de Atenção básica, Estratégias de cuidado na ABS, participação popular e controle social, Educação popular e educação permanente, metodologia da pesquisa, produção e sistematização do conhecimento, produção do trabalho de conclusão de residência, vigilância em saúde, bioética e equidade e políticas públicas para a saúde, sendo cada modulo organizado em unidades educacional. Considerações: O currículo foi delineado, tendo como eixo a construção de competências a partir de práticas contextualizadas, valorizando a experiência prévia dos educandos, bem como sua necessidade de aprendizagem. Aprendemos com essa experiencia que o envolvimento dos sujeitos implicados com a formação em saúde prescinde sua participação efetiva nos espaços academicos.