Apresentação
A arte e a cultura conseguem influenciar diretamente os mais diversos aspectos da vida humana, desde o desenvolvimento pessoal e social, até saúde do indivíduo, tanto física quanto mental. Ou seja, é inegável a importância delas na promoção da qualidade de vidas das pessoas. O presente trabalho visa apresentar como a arte e a cultura podem beneficiar a qualidade de vida de pacientes em cuidados paliativos.
Desenvolvimento do trabalho
Para tal, foi utilizado artigos que relacionam o uso da arte e de terapias expressivas para a humanização dos cuidados paliativos. Também foram utilizados relatos de experiência de profissionais da saúde que utilizaram as terapias artísticas com seus pacientes.
Resultados
A terapia artística engloba as várias formas de expressão da arte e da cultura, como como música, pintura, dança e poesia, que podem ser utilizadas como meio de promover o bem-estar mental e a qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, a participação desses pacientes em cuidados paliativos em atividades artísticas pode ajudar tanto no aspecto de maior participação ativa destes no próprio tratamento como também os ajuda a lidar com questões emocionais, como medo, tristeza e isolamento, proporcionando um meio de expressão não verbal para suas emoções. Dessa forma os pacientes podem ter uma forma de poderem compartilhar a própria história e suas experiências de vida, proporcionando um meio de expressão de suas emoções. Além disso, esse tipo de abordagem permite que haja uma comunicação eficaz entre entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, o que, além de fortalecer o elo Família-Paciente-Profissional da saúde, proporciona com que haja uma maior atuação de toda a equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde, terapeutas ocupacionais, artistas e voluntários, de forma a adaptar as atividades às necessidades e preferências individuais de cada paciente. Por fim, essa integração da arte e da cultura nos cuidados paliativos contribui significamente para o alívio de sintomas físicos, como dor e fadiga, que são inevitavelmente a causa do sofrimento de boa parte dos pacientes em cuidados paliativos.
Considerações Finais
Portanto, é evidente o quanto a terapia artística é importantíssima e agrega bastante na promoção da qualidade de vida de pacientes em cuidados paliativos. A partir disso, é de suma importância que haja abordagem multidisciplinar integrativa que se utilize de diferentes métodos, técnicas e recursos que sejam pertinentes à cada caso e ao contexto do paciente, de forma a proporcionar momentos prazerosos e estimulantes que minimizem os impactos negativos decorrentes do adoecimento e do tratamento. A arte é fundamental como uma fuga da realidade e como mecanismo para expressar os sentimentos, então, deve ser utilizada em beneficiamento do paciente paliativo.