Discussão de um modelo para o ensino da prevenção de infecção em ambientes de saúde.

  • Author
  • Luciene Muniz Braga
  • Co-authors
  • Pedro Paulo do Prado Junior , Mara Rubia Maciel Cardoso do Prado , Andreia Guerra Siman , Luana Vieira Toledo , Talita Prado Simão Miranda , Andreia Gomes , Rodrigo Siqueira Batista , Equipe HAInnovPrev
  • Abstract
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    Apresentação: O processo de ensino-aprendizagem na área da saúde representa simultaneamente um grande desafio tanto para docentes quanto para discentes. Para os professores, que conciliam o cuidado com o ensino, o desafio é continuar promovendo o autocuidado e os espaços de interação social, visando a criação de um ambiente coletivo saudável. Já para os alunos, os métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem representam grandes desafios no ensino superior em saúde, pois influenciam significativamente no acesso às ferramentas necessárias e a qualidade do ensino. Os modelos educacionais na área da saúde devem permitir uma participação ativa dos estudantes e integrar as ciências básicas e clínicas. Assim, é possível fomentar o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais no ensino no contexto de saúde. Objetivo: Realizar um grupo focal para apresentação de um modelo para o ensino da prevenção de infecção em ambientes de saúde. Desenvolvimento do trabalho: O modelo foi elaborado por docentes de cursos da área da Ciência da Saúde, de universidades do Peru, Brasil, Portugal e Espanha, participantes do projeto HAInnovPrev – Empowering Nursing high education with innovative healthcare-associated infection prevention and control practices in Latin America. Após a elaboração do modelo, o mesmo foi apresentado e discutido em um grupo focal. Os participantes foram docentes da Universidade Federal de Viçosa-MG. Para a realização desse grupo focal, criou-se um guia com roteiro que norteou a discussão, promovendo uma investigação mais produtiva. Este, foi baseado no objetivo do estudo, com questões que validassem a aplicação do modelo. Para este grupo focal, foi criado um guia com três questões, que favoreceu o andamento das discussões auxiliando o moderador e participantes. As sessões grupais foram operacionalizadas conforme os momentos-chave: abertura da sessão; apresentação dos participantes entre si; esclarecimentos acerca da dinâmica de discussão participativa; estabelecimento do setting; debate; síntese; e encerramento da sessão. Resultados encontrados na pesquisa: Realizou-se uma sessão, com duração de 50 minutos, no auditório do Departamento de Medicina e Enfermagem em data e horário acordados durante o recrutamento dos participantes. Participaram do grupo focal, sete docentes. Realizou-se uma apresentação oral do modelo, com a fundamentação dos conceitos, que embasaram sua construção. A discussão foi gravada, e transcrita na íntegra, após foi realizado análise dos conteúdos onde gerou-se quatro categorias: 1- Integração entre teoria e prática; 2- Limitações de recursos humanos, materiais e infraestrutura; 3- Resistência dos profissionais às mudanças no processo de trabalho; 4 - Contribuições do modelo para o ensino de enfermagem em prevenção e controle de infecção. Nessa última categoria os docentes sugeriram a inclusão da liderança e gestão dentro da estrutura do modelo. Considerações finais: A utilização da técnica do grupo focal foi essencial para a emergência de diferentes pontos de vista e significados, contribuindo significativamente para o sucesso das discussões. O modelo se mostrou eficiente para repensar o ensino sobre a prevenção e controle de infecção nos ambientes de saúde na percepção dos docentes.

     

  • Keywords
  • Prevenção de infecção associada aos cuidados de saúde, Enfermagem, Educação
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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