Contribuições da Liga Interdisciplinar de Saúde, Longevidade e Envelhecimento (LISLE) na formação para o cuidado com a população idosa

  • Author
  • Thalyta Ísis de Matos Pires
  • Co-authors
  • Julia Shimohara Bradaschia , Taís Petrucci Boechat , Ana Luisa Ribeiro Araujo , Gabriely Marques Garrido de Araujo , Camily Rodrigues Contão , Hetieny de Souza Lima , Yunara Fernandes Venturelli , Juliana Martins Pinto
  • Abstract
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    Tema-título: Contribuições da Liga Interdisciplinar de Saúde, Longevidade e Envelhecimento (LISLE) na formação para o cuidado com a população idosa.

    Apresentação: Mudanças nos perfis de morbidade e mortalidade, nas relações sociais, no mercado de trabalho e renda e nas atitudes relacionadas à velhice corroboram a necessidade de mais oportunidades de formação/atualização profissional vinculadas ao planejamento de políticas públicas e de cuidado, a fim de promover longevidade com qualidade de vida. As ligas acadêmicas evidenciam a carência de conteúdos obrigatórios nos cursos de graduação da área da saúde destinados ao estudo do envelhecimento, problemática que se soma à baixa disponibilidade de especialistas em Geriatria e Gerontologia no mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da Liga Interdisciplinar de Saúde, Longevidade e Envelhecimento (LISLE) e refletir sobre seu papel na formação de profissionais de saúde.

    Desenvolvimento do trabalho: A LISLE foi criada em 2023, na Universidade de Brasília-Campus Ceilândia, com o intuito de: fomentar ensino-aprendizagem sobre Geriatria e Gerontologia, englobando perspectivas biopsicossocial, ecológica e coletiva; apoiar projetos e ações relacionados ao cuidado da pessoa idosa; promover integralidade, interdisciplinaridade e humanização dos processos de construção da aprendizagem e produção de saúde. Sendo assim, as atividades da LISLE compreendem ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao envelhecimento. Os estudantes dos cursos da área da saúde vivenciam experiências teóricas e práticas com profissionais especialistas e experientes para o desenvolvimento de habilidades e competências para a abordagem da pessoa idosa nos diversos campos de práticas. Os participantes reúnem-se semanalmente e realizam atividades em instituições parceiras.

    Resultados: Foram realizados encontros presenciais compostos por aulas sobre envelhecimento patológico e ativo, cuidados com idosos portadores de demência e depressão, saúde pélvica e fisioterapia aquática. A LISLE participou da VIII Feira de Saúde da Associação Médica de Brasília da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal compartilhando informações sobre a prevenção do risco de quedas. Ademais, os extensionistas atuavam no Grupo Vida e Saúde de uma Unidade Básica de Saúde, participando do planejamento e execução de atividades coletivas na comunidade. As interações entre professores, profissionais e estudantes de diferentes cursos e formações fortaleceram a interdisciplinaridade e despertaram nos estudantes o interesse por outros projetos na universidade e na comunidade, bem como pela especialidade após sua formação. Contudo, a baixa oferta de conteúdos e disciplinas regulares e obrigatórias que abordem a temática reflete na elevada busca dos estudantes pela liga, que é desafiada a elaborar processos seletivos competitivos para incorporar os ligantes, excluindo uma parcela significativa de estudantes que buscam essas experiências e conhecimento.

    Considerações finais: A difusão insuficiente do conhecimento gerontológico na formação profissional nos cursos de graduação tem contribuído decisivamente para as dificuldades na oferta de cuidados à população idosa, consoante a literatura. Embora a formação de especialistas, juntamente aos bacharéis em Gerontologia, tenha crescido no Brasil, os conteúdos relacionados ao tema são pouco abordados nos cursos da área da saúde. Apesar do papel estratégico das ligas para o engajamento dos estudantes, vale reforçar que não suprem as lacunas estruturais dos cursos.

  • Keywords
  • Envelhecimento, longevidade, interdisciplinaridade.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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