Terapia Ocupacional em um Ambulatório de Pediatria: relato da experiência de uma acadêmica

  • Author
  • Eduarda Nachtigall dos Santos
  • Co-authors
  • Danusa Menegat
  • Abstract
  • O projeto de extensão intitulado “O multiprofissional e o ambiente hospitalar”, vinculado ao curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem como cenário de atuação prática o Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFPel, associado ao Sistema Único de Saúde. Nesse campo, iniciaram-se as atividades no primeiro semestre de 2023. As ações do projeto são realizadas por acadêmicas do curso de TO, sendo coordenadas e assistidas pela Profa. Dra. Danusa Menegat.

    A proposta para a inclusão do projeto no Ambulatório de Pediatria se deve ao fato de médicos e estudantes de medicina identificarem um crescimento significativo no atraso de desenvolvimento e no aumento de diagnósticos de condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, o presente trabalho visa relatar a experiência de uma das discentes participantes do projeto de extensão, abordando a importância da atuação para a formação acadêmica e profissional.

           A atuação das acadêmicas e da docente vinculadas ao projeto foram direcionadas à avaliação, ao atendimento e ao acompanhamento terapêutico ocupacional, além de orientações à família e/ou aos responsáveis de crianças, na faixa etária de 1 mês a 6 anos de idade, atendidas no serviço de seguimento ambulatorial. As intervenções da TO ocorreram semanalmente, às quartas-feiras, no turno matutino. Inicialmente, durante a implementação do projeto, eram realizadas orientações na sala de espera, enquanto os pacientes aguardavam a consulta médica, sendo direcionadas à educação em saúde e estímulos ao desenvolvimento infantil. Após a construção de vínculo com a equipe, as intervenções foram ampliadas, sendo que as crianças foram diretamente encaminhadas por médicos e estudantes de medicina para posterior avaliação e acompanhamento da Terapia Ocupacional.

           Dessa forma, as práticas consistem na apresentação e discussão de casos clínicos atendidos no projeto. O atendimento terapêutico ocupacional era realizado em uma sala junto à família/responsáveis. Para avaliar as crianças, foi utilizado o Teste de Triagem de Desenvolvimento - Denver II, que avalia as áreas “motor-grosso”, “motor fino-adaptativo”, “linguagem” e “pessoal social”. Conforme o resultado da avaliação com Denver II, as crianças eram agendadas pelo Setor de TO, vinculado ao projeto extensionista, e acompanhadas de forma mensal ou quinzenal. Para a organização da agenda semanal, no mínimo duas crianças eram atendidas às quartas-feiras pela manhã.

     

    O projeto proporciona a interação entre ensino, pesquisa e extensão, assim, a participação da discente foi extremamente enriquecedora para a formação acadêmica no curso de Terapia Ocupacional. Visto que a observação da prática da profissão e a possibilidade de realizar orientações e avaliações inerentes da TO foram essenciais para o desenvolvimento do raciocínio clínico terapêutico ocupacional, além de promover a prática por meio da consolidação de conhecimentos adquiridos na graduação. Ainda, cabe ressaltar a importância do contato com a equipe multiprofissional, com as crianças e seus familiares/responsáveis, a possibilidade de criação da relação terapêutica paciente-terapeuta e de propostas de atendimento lúdico e prazeroso para os pacientes infantis; considerando as diversas idades, diagnósticos, contextos culturais e sociais, considerados no plano de atendimento individualizado.

     
  • Keywords
  • saúde, desenvolvimento infantil, projeto de extensão
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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