Objeto da experiência: incentivo à doação de leite materno por nutrizes frequentadoras da atenção básica à saúde em Cuiabá-MT.
Contexto: o leite materno (LM) é considerado o alimento padrão-ouro para a criança menor de dois anos. A sua composição nutricional e imunológica permite o adequado crescimento e desenvolvimento infantil. No entanto, nos casos em que a oferta diretamente ao seio não é possível, a doação de LM desempenha um papel fundamental, principalmente para bebês prematuros, baixo peso ou com alguma complicação clínica. A possibilidade e as condições necessárias para a doação do excedente de LM ainda são desconhecidas por muitas nutrizes, que acabam por descartar o leite ordenhado não consumido por seu próprio filho. Nesse contexto, o “Dia D Doar” foi uma ação de incentivo à doação de LM promovida como atividade da Semana e Dia Nacional de Doação de Leite Humano.
Descrição: A atividade foi realizada em maio de 2023, nos dois Bancos de Leite Humano (BLH) e dois Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) de Cuiabá-MT, por acadêmicos vinculados ao projeto de extensão “Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno”, e por responsáveis técnicos dos BLH e PCLH, como parte das ações comemorativas do Dia Nacional de Doação de Leite Humano. O público alvo foram nutrizes frequentadoras de Unidades Básicas de Saúde do município. A ação envolveu o acolhimento e recepção das nutrizes, visita guiada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e roda de conversa.
Resultados: a ação teve duração de 2 horas e 24 nutrizes participaram da programação (4 no BLH-HG, 5 no BLH-JM, 5 no PCLH da Femina e 10 no PCLH do Santa Helena). No acolhimento e recepção, as mães se apresentaram e compartilharam as vivências com a amamentação. Depois foi realizada a visita guiada à UTI neonatal, onde as nutrizes conversaram e trocaram experiência com as mães dos bebês internados, atividade que estimulou a reflexão sobre a importância da doação de LM. Ainda, no decorrer da atividade foram apresentadas a rotina e ações dos BLH e PCLH. A roda de conversa foi proposta com o intuito de esclarecer dúvidas e partilhar a experiência de amamentação. Por fim, as mulheres receberam orientações e um folder com o contato e informações sobre o cadastro para doação do leite humano.
Considerações Finais: as nutrizes puderam trocar experiências umas com as outras e com as mães dos bebês internados e refletir sobre a importância da doação do LM. Muitas mães se interessaram em ser doadoras.