AÇÕES EDUCATIVAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Natalí Taísa Backes
  • Co-authors
  • Pâmella Pluta , Paula Lorenzoni Nunes , André Ricardo Finger , Tanandra Munique Hermanns , Tauana Dietrich , Adriane Cristine Oss Emer Soares ALPE , Sabrina Estelle Dullius , Moane Marchesan Krug
  • Abstract
  • O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política nacional que visa promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino. Implementado no ano de 2007, em parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo principal integrar ações de saúde e educação no ambiente escolar, visando a promoção e prevenção de problemas de saúde, identificando precocemente doenças, promovendo hábitos saudáveis e contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes. 

    Por se tratar de um programa intersetorial, as ações devem ser pensadas e  realizadas pelos professores e profissionais da atenção básica, visando a integração entre as duas esferas (saúde e educação), possibilitando uma abordagem mais abrangente e eficaz no cuidado com a saúde dos estudantes. Dentre as atividades desempenhadas pelo PSE estão: a oferta de serviços de saúde nas escolas como vacinação, avaliação antropométrica (aferição de massa corporal e estatura), avaliação da saúde bucal, realização de palestras educativas, distribuição de materiais informativos, atividades de promoção da saúde mental, prevenção ao uso de drogas, alimentação saudável, entre outras temáticas que a escola achar pertinente. 

    Tendo como base as temáticas desenvolvidas no PSE, o presente trabalho visa relatar sobre algumas ações educativas realizadas pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR). O estudo se caracteriza como um relato de experiência e foi aprovado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa da FUMSSAR. 

     As experiências relatadas foram desenvolvidas em uma escola pública de Santa Rosa - RS que oferece ensino regular, curso técnico integrado e magistério. As atividades ocorreram no período noturno por se tratar de alunos adultos e, em sua grande maioria, trabalhadores no turno da manhã e da tarde. A escolha do turno para a realização dessa atividade deu-se pelo fato de que as ações do PSE geralmente acontecem em período diurno e, portanto, muitos alunos que frequentam a escola no turno da noite, acabam segregados ao acesso às ações de educação em saúde que são propostas pela equipe do PSE. 

    As atividades realizadas foram conduzidas pelos residentes das seguintes áreas: Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Odontologia e Educação Física. Uma delas foi relacionada ao Agosto Lilás, que representa o mês de conscientização contra todos os tipos de violência doméstica sofridas por mulheres. Nesta atividade, foram levantadas várias discussões, além da exibição de um documentário sobre a temática aos alunos, os quais mostraram-se participativos e impactados com as informações expostas, realizando vários questionamentos sobre o tema. Além disso, percebeu-se também, questões culturais relacionadas ao machismo em alguns alunos. Evidenciando o quão importante é a discussão desse assunto nos dias atuais. 

    Outra atividade realizada foi em relação às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como: Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial (HAS), onde foram apresentados slides a fim de levar conhecimento sobre essas patologias no formato de conversa dirigida, tornando a ação mais dinâmica e interativa. A escolha da temática considerou o panorama nacional e mundial de doenças, onde as doenças crônicas configuram como um grande problema de saúde pública, sendo considerado um desafio atual e crescente para o sistema único de saúde. Além do mais, pelos seus processos e agravos, as mesmas interferem na qualidade de vida da população, já que são responsáveis por uma parcela substancial da carga de morbidade e mortalidade no país. 

    Durante a discussão foram abordados os cuidados que os usuários devem ter para a prevenção dessas doenças, como a alimentação saudável e a prática de atividade física, bem como, os malefícios de um estilo de vida inadequado (como o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool) para o desenvolvimento dessas doenças.

    Dentre os desafios encontrados nessas atividades, destaca-se a dificuldade dos profissionais em deslocar-se até a escola devido as altas demandas, bem como o envolvimento dos professores e equipes diretivas, que por vezes mostra-se limitada. 

    Por meio das atividades desempenhadas, pode-se perceber a importância de uma política pública como o PSE para a democratização de informação para a população brasileira, pois a pertinência das doenças crônicas no Brasil requer uma abordagem integrada e multifacetada por parte das políticas de saúde, incluindo a promoção de hábitos saudáveis, a prevenção primária e secundária, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento contínuo dos pacientes. Portanto, é imprescindível o contínuo investimento em educação em saúde, fortalecimento da atenção primária, melhoria do acesso a medicamentos e tecnologias de saúde. 

    Com isso, o funcionamento de unidades de saúde em turnos estendidos nos municípios condizem com o princípio de universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pois abrange essa parcela da população. Dessa forma, oferecer atendimento em horários alternativos pode ser uma estratégia para melhorar o acesso aos serviços de saúde, ampliar a cobertura assistencial e atender às necessidades da população de forma mais eficaz, especialmente em áreas com demanda elevada ou com dificuldades de acesso aos serviços de saúde durante o horário convencional. 

    O resultado deste estudo permitiu o melhor entendimento das especificidades contidas nas atividades de educação e saúde que compõem o PSE. Dessa forma, a realização de ações educativas no âmbito escolar é importante para a aproximação e criação de vínculos entre os profissionais de saúde e os estudantes, os quais, são consideradas pertencentes a uma população que pouco frequenta a unidade de saúde, além disso, contribui também para o desenvolvimento integral desses estudantes, pois auxilia para a promoção e a prevenção de agravos na saúde desse público, observando também a importância de agregar essas ações educativas voltadas para o público noturno, para dessa forma, abranger uma maior população. 

     

    Assim sendo, o PSE desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população infantojuvenil, contribuindo para a redução das desigualdades sociais em saúde e para a formação de hábitos saudáveis desde a infância. Entretanto, para o adequado funcionamento do programa, a comunidade escolar, juntamente com as unidades de saúde  devem realizar o planejamento das atividades de maneira conjunta, para que as ações sejam alcançadas por todos os escolares e os objetivos do programa sejam alcançados. 

  • Keywords
  • Saúde na Escola, Atenção Primária em Saúde, Ações Educativas
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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