Apresentação: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera adolescente todo aquele na faixa etária de doze a dezoito anos de idade, este goza de todos os direitos referentes à vida humana. Durante a adolescência ocorrem uma série de transformações corporais e hormonais, além de ser um período marcado por grandes transformações emocionais e cognitivas, tais como a busca por identidade, independência e pertencimento. Por tratar-se de um período crucial para o desenvolvimento, o apoio de pais, professores e outros adultos é essencial para ajudar os adolescentes a lidarem com às mudanças e desafios que irão enfrentar nessa etapa do ciclo vital. Em alguns casos, dada à complexidade das relações e a vulnerabilidade social incidente, à família do adolescente, por diversas causas não consegue oferecer um ambiente seguro e garantir a proteção, o cuidado e os direitos previstos por lei. Diante disto, o ECA dispõe-se de instituições para acolher e amparar menores de idade que vivem em situação de pobreza, violência, negligência ou abandono familiar. O acolhimento institucional é uma das alternativas que costuma ser temporária com intuito de realizar uma reintegração do adolescente na família, em outros casos, quando essa reintegração não é possível, passam a existir medidas de adoção ou de permanência no acolhimento até a maioridade ser atingida. Sendo assim o objetivo deste trabalho é “Descrever o processo de adolescer na perspectiva de adolescentes que vivem em uma Casa Lar”. Desenvolvimento: Será realizado um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório em uma Casa Lar na região Sul do Brasil com adolescentes de 12 a 18 anos de idade que vivem na instituição a pelo menos um mês. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais serão de forma individual, além da caracterização dos adolescentes. O tipo de análise usado a partir da coleta e dupla transcrição dos dados será a análise temática de Minayo. Resultados esperados: A partir da realização desta pesquisa espera-se conhecer o processo de adolescer na perspectiva de adolescentes que vivem em uma Casa Lar, o cotidiano desses na institucionalização e suas vivências até a chegada no Lar. Considerações finais: Presume-se que, a partir dos resultados obtidos na pesquisa, é possível criar estratégias de cuidado e atenção à saúde mais eficazes para adolescentes institucionalizados. Estes resultados podem fornecer insights valiosos sobre as necessidades específicas e os desafios enfrentados por esses jovens, permitindo que as instituições desenvolvam abordagens personalizadas e baseadas em evidências para melhorar o bem-estar físico, mental e emocional dos adolescentes.