O DESAFIO DA INSERÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL A PARTIR DO YOUTUBE

  • Author
  • Igor De Souza Carvalho
  • Co-authors
  • Matheus Gabriel dos Santos Cunha , Marcos Vinicio da Silva Soares , Marcos Ewerton Andrade Campos , Maria helena Nascimento de Souza , Rayelly Cristina de Sousa Azevedo , Brenda Letícia Castro de Oliveira , Letícia Barbosa de Sousa , Nádile Juliane Costa De Castro
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: A interdisciplinaridade é essencial na organização do processo de trabalho em saúde e educação ambiental, especialmente em contextos complexos como os enfrentados pelas populações ribeirinhas. A integração de áreas como geografia, enfermagem e saúde fomenta uma abordagem holística que considere tanto os aspectos físicos quanto os sociais do ambiente. O processo de trabalho interdisciplinar permite uma compreensão mais abrangente das necessidades locais e promove intervenções mais eficazes. Neste contexto, as plataformas digitais, como o YouTube, surgem como ferramentas poderosas para iniciar debates e fomentar a formação interdisciplinar. Através de vídeos e conteúdos interativos, é possível alcançar um público amplo, promover e proporcionar uma formação contínua, superando barreiras geográficas e facilitando o acesso à informação e ao conhecimento. OBJETIVO: Identificar a inserção da interdisciplinaridade na organização do processo de trabalho orientado para educação e saúde ambiental. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Estudo descritivo e documental. A fonte de dados foi o canal do Youtube de um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Pará.  A análise foi temática. A coleta dos dados foi realizada em maio de 2024RESULTADOS: Foram identificados três vídeos no canal do projeto. Estes tratavam sobre educação ambiental e saúde coletiva; o processo ensino aprendizagem sobre educação ambiental e educação ambiental e saúde coletiva compreendendo sua interdisciplinaridade. Participaram enfermeiros, estudantes de enfermagem, geógrafos e pedagogos.  Enquanto da inserção do tema para organização do processo verificou-se a explanação de base teórica sobre geografia crítica, exemplos práticos no ambiente escolar, apresentação conceitual sobre interdisciplinaridade e o encontro com a saúde coletiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos vídeos demonstra que a integração interdisciplinar entre geografia, enfermagem e saúde é fundamental para abordar de forma eficaz a educação ambiental. As plataformas digitais, como o YouTube, demonstraram vantagens na disseminação de conhecimentos e na facilitação de debates e formações continuadas. A inserção da interdisciplinaridade a partir do processo de trabalho promove uma compreensão mais abrangente e uma intervenção mais eficaz nas práticas educativas e de saúde ambiental. Assim, conclui-se que a utilização de recursos digitais pode potencializar a formação interdisciplinar e fortalecer a organização do processo de trabalho orientado para a educação. Descritores 

    Educação em saúde ambiental; Práticas Interdisciplinares; Mídia Audiovisual. 

  • Keywords
  • Educação em saúde ambiental; Práticas Interdisciplinares; Mídia Audiovisual.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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