Este relato tem como objetivo apresentar a experiência do Conselho Municipal de Saúde de Venâncio Aires/RS na realização de nove pré-conferências de saúde entre fevereiro e março de 2023.
As Conferências de Saúde são realizadas a cada quatro anos e reúnem representantes de vários segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação da saúde e construir propostas para o setor. O Conselho Municipal de Saúde de Venâncio Aires, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, pela primeira vez, as Pré-conferências de Saúde. As atividades ocorreram em cada distrito do município, abrangendo todo o interior e região central da cidade.
As Pré-Conferências, realizadas no formato de rodas de conversa, visaram mobilizar as comunidades e garantir a ampla participação da sociedade a partir dos contextos e territórios em que vivem. Foi possível aproximar a política pública de saúde dos usuários, a partir do tema central das Conferências: “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia: Amanhã vai ser outro dia”.
Para a organização das pré-conferências, foi necessário contar com o apoio dos trabalhadores de saúde e lideranças comunitárias. As atividades ocorreram nas unidades de saúde ou centros comunitários das localidades, em datas e horários nos quais a população já ocupava o espaço para encontros como grupos de saúde ou encontro de idosos, afim de que fosse possibilitada a participação do maior número de pessoas possível.
As nove pré-conferências de Saúde mobilizaram 160 pessoas. A partir da reflexão sobre o tema e os eixos de trabalho propostos pela Conferência Nacional, foram elaboradas 55 propostas, algumas agrupadas por se tratarem de temas semelhantes, resultando em 20 propostas que foram encaminhadas para a Conferência Municipal de Saúde. Essas propostas foram lidas, analisadas e votadas nos Grupos de Trabalho, de acordo com o regulamento estipulado.
A partir das discussões suscitadas nas pré-conferências, os participantes compreenderam a importância de uma organização coletiva. Como resposta à essas reflexões, desde a realização da Conferência Municipal, três localidades do interior do município passaram a ter representantes de suas comunidades nas reuniões do Conselho de Saúde, ocupando os espaços de participação social.
Entende-se que os objetivos foram alcançados, considerando que as pessoas foram mobilizadas e buscam manter a mobilização em prol da política pública de saúde. Enquanto deliberações, a Conferência Municipal de Saúde avaliou, debateu e votou propostas pensadas nesses espaços de participação social oportunizados pelas pré-conferências de saúde, tendo sido encaminhadas, as eleitas, para a Conferência Estadual de Saúde.