APRESENTAÇÃO
O relato em tela apresenta o histórico do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Práticas de Cuidado nos Cenários da Saúde (PraCCeS) vinculado ao Grupo Cuidado, Saúde e Enfermagem vinculado ao Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além do mais, aborda as implicações na prática profissional dos serviços de saúde que foram proporcionadas ao longo dos anos com o desenvolvimento das atividades de ensino e extensão, bem como com as investigações científicas. Entende-se que os grupos de pesquisa são espaços para o trabalho coletivo, de diferentes pessoas, com interesses comuns e diversas vivências, possibilitando a aprendizagem compartilhada, com o potencial de transformação e contribuição na sociedade, e desenvolvimento profissional e pessoal de todos os envolvidos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo relatar a trajetória histórica e de produção científica de um grupo de pesquisa e suas contribuições para a prática profissional, considerando a tríade ensino, pesquisa e extensão.
DESENVOLVIMENTO
Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva que versa sobre a trajetória do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão PraCCeS, um dos núcleos que integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, o qual possui registro no Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criado desde 2002 e desenvolve pesquisas relacionadas ao cuidado de adultos, idosos e famílias considerando diversas áreas de atuação da enfermagem. Especificamente em relação ao Núcleo PraCCeS, esse contribui com a formação de recursos humanos há mais de 15 anos, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, abordando as temáticas de doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo, hipertensão arterial e diabetes mellitus, e infecções crônicas transmissíveis como tuberculose e sífilis, considerando principalmente o cenário de Atenção Primária à Saúde. Foi liderado inicialmente pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Denardin-Budó e atualmente conta com a liderança compartilhada entre as professoras doutoras Maria Denise Schimith e Laís Mara Caetano da Silva Corcini. Participam dos encontros do Núcleo PraCCeS docentes, estudantes da graduação e pós-graduação, profissionais dos serviços da Rede de Atenção à Saúde. Atualmente os encontros acontecem quinzenalmente de forma híbrida e são organizados e conduzidos pelas líderes e discentes da pós-graduação. As informações descritas no presente resumo são oriundas das participações nos encontros do grupo, das produções científicas, atividades de ensino e extensão, conforme depoimentos, também em buscas e análises da Plataforma Lattes e atas dos encontros.
RESULTADOS
Os grupos de pesquisa são espaços essenciais para a formação profissional e de pesquisadores, ademais possibilitam contribuições nos serviços de saúde, nas comunidades e sociedade em geral a partir de pesquisas, atividades de ensino e extensão. O Núcleo PraCCeS em seus aproximadamente 15 anos de trabalho, sempre considerou a importância desse tripé para a consolidação de sua atuação. Enquanto pesquisa já foram defendidas cinco teses, mais de 45 dissertações, 31 trabalhos de conclusão de residência/especialização, já na graduação foram mais de 95 trabalhos de conclusão de curso, entre orientação e coorientação das líderes, todos esses estudos buscaram impacto diretamente nos serviços, contribuindo com o cuidado profissional e das pessoas com condições crônicas transmissíveis e não transmissíveis. Quanto ao ensino, considera-se inicialmente a oportunidade de aprendizagem em cada encontro do grupo de pesquisa, com leituras e discussões acerca de diversos temas que envolvem o cuidado de enfermagem e o desenvolvimento de pesquisas científicas, além disso, já foram realizados cursos para profissionais e estudantes abordando o cuidado das doenças crônicas não transmissíveis, bem como estratificação de risco cardiovascular, atendimento às pessoas com hipertensão arterial, com situações práticas de verificação dos níveis pressóricos, nesse sentido para além da aprendizagem enquanto formação profissional considerou-se também os pressupostos da educação permanente em saúde. Na extensão, já foram desenvolvidas diversas atividades, em locais públicos do município de Santa Maria, como praças, na Universidade Federal de Santa Maria e também nas Unidades de Saúde do município, alcançando muitas pessoas, usuárias do Sistema Único de Saúde, lançando mão de estratégias para educação em saúde, considerando a confecção de materiais informativos e banners, que auxiliem na compreensão e entendimento das informações em relação aos cuidados em saúde. Além do mais, em momentos desafiadores para a Saúde Pública, como a pandemia da COVID-19, o núcleo desenvolveu um programa de extensão voltado às orientações dos cuidados e controle da transmissão do vírus, abordando também os fluxos e organizações dos serviços, essas ações foram pensadas em formato a contemplar as medidas sanitárias da época, considerando materiais digitais, como vídeos, e propagação mediante canais de comunicação online. Todas as atividades, tanto de pesquisa, ensino, quanto à extensão, são pensadas e organizadas para contemplar as lacunas identificadas nos serviços de saúde, isso se torna possível pela inserção das integrantes do núcleo em diferentes contextos e realidades, mas também, e principalmente pela participação de profissionais que vivenciam diariamente o cuidado assistencial, além do mais busca-se sempre parceria com a gestão dos municípios para que se tenha o apoio e o incentivo institucional, a exemplo de tais situações, tem-se o desenvolvimento de tecnologias em saúde, como produtos técnicos e tecnológicos, em formato digital sendo um software para a consulta de enfermagem às pessoas com hipertensão arterial, além de um guia para a consulta de enfermagem às pessoas com diabetes mellitus. Essas produções científicas foram construídas de forma compartilhada com os profissionais do serviço e gestão, o que demonstra a busca pela contribuição na prática clínica da enfermagem e a contribuição do núcleo com os serviços, contemplando também a produção científica e inovação tecnológica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
São inegáveis as contribuições dos grupos de pesquisa com os serviços de saúde, para a produção científica e na formação profissional no campo da saúde. A inserção em grupo de pesquisa e o desenvolvimento de atividades são incentivadas, na realidade do presente relato, desde os primeiros semestres da graduação, prosseguindo até durante a atuação profissional, possibilidade que fará a diferença na formação de profissionais críticos, que busquem a produção e o consumo de evidências científicas, bem como no desenvolvimento de ações que vão ao encontro das reais necessidades dos serviços. Já pensando na realidade do profissional que busca por vivências no meio acadêmico, esse terá sempre o direcionamento clínico pautado em evidências, oportunidade de trocas e discussões, favorecendo a prática assistencial diária. Todos esses aspectos são possíveis pelo alicerce na tríade indissociável da pesquisa, ensino e extensão, que além de contribuir na produção universitária, faz cumprir o papel social, educacional e cultural da Universidade na sociedade.