Introdução: No campo da enfermagem pediátrica, a comunicação eficaz e o cuidado individualizado são essenciais para proporcionar um ambiente de assistência de qualidade.O diagnóstico de enfermagem, segunda etapa do processo, é essencial na saúde coletiva, pois permite uma compreensão aprofundada das necessidades específicas dos pacientes, orientando o planejamento de ações para uma assistência qualificada. Objetivo: Narrar a experiência de acadêmicas do 9º período de enfermagem na construção de uma ferramenta de diagnóstico de enfermagem em pediatria. Métodos: Durante a prática clínica numa unidade de internação pediátrica da região metropolitana de Belo Horizonte, ocorrida entre os meses de fevereiro a março, foi identificada a ausência de uma ferramenta para a realização do Diagnóstico de Enfermagem. A partir deste momento, foram realizadas reuniões com a preceptora para a construção deste material, e levantados13 diagnósticos pelo NANDA (sendo 7 reais, 4 de risco, 2 de processo) tendo como balizador as vivências assistenciais neste período, os quais compuseram um instrumento de fácil manuseio pelo profissional. Esta ferramenta será avaliada e testada pelos próximos grupos, para posterior validação pelo serviço. Resultados: Para além da elaboração de um instrumento que propiciará a qualificação do cuidado de Enfermagem em Pediatria, a experiência oportunizou ao grupo o desenvolvimento do pensamento crítico. Foi possibilitada ainda a oportunidade da execução de uma assistência pautada em gestão de riscos, planejamento e individualidade, aspectos primordiais para o cuidado humanizado em saúde coletiva. Conclusão: A vivência na unidade pediátrica proporcionou às acadêmicas uma compreensão aprofundada dos desafios assistenciais no público alvo. Adverte-se que há a necessidade de aplicação do instrumento para aperfeiçoamento tendo em vista a sua importância no processo de enfermagem.